2ºD de Dins - GS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto Semear (HORTA)

Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Ter 03 Jun 2008, 20:26

Projeto Semear

Mensagem por Yuri Kayel o Ter 29 Abr 2008 - 22:34
Integrantes: Vilaine (nº34) e Yuri (nº16)

Proposta: trabalhar uma área da escola que até então tem servido apenas como passagem e transformá-la em canteiros de horta e jardins, que trarão, mesmo que pouco, a proposta ambientalista um pouco mais próxima aos alunos, demonstrando que mesmo os alunos podem fazer algo de bom e duradouro pela sua comunidade.

Para quem vê assim pode pensar: "Mas hortas e jardins? Como podem ajudar o meio ambiente?". A resposta para isso é a de que pretendemos, a longo prazo, investir menos no ambiente propriamente dito e mais em você cidadão, porque você também é um agente ambientalista e te influenciar no sentido de que você pode e deve também tomar o ambiente como seu e zelar por ele. Como? Oras, dando esse pequeno pontapé inicial, mostrando que mesmo poucos alunos hoje podem semear algo para que os alunos amanhã colham ;¬D
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Ter 03 Jun 2008, 20:27

Relatório:

Nas semanas passadas, trabalhamos a área para remover detritos que possam estorvar o desenvolvimento da horta, afofando a terra e deixando-a em "estado de espera". Na próxima aula, pretendemos adicionar algumas camadas de terra fértil sobre a atual para, então, realizarmos o plantio.

o/
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Ter 03 Jun 2008, 20:28

Por uma série de motivos, principalmente financeiros, não foi realizado o plantio na área prevista na semana passada. Por outro lado, adquirimos uma quantidade considerável de terra fértil que poderemos somar à terra da 1ª extensão de nosso canteiro, o que nos indica provavelmente uma boa primeira colheita.

Pretendemos nesta próxima semana trazer cerca de 300kg de terra fértil que irá ajudar na formação dos canteiros, o plantio em tais canteiros (Cenoura) e pretendemos conversar com os outros grupos para criarmos uma composteira nossa, que será utilizada apenas por alunos do Ensino Médio.

O que faremos com nossa primeira colheita? Temos em vista a idéia de doação a entidades que prestam algum serviço social, tal como orfanatos. Porém, temos em mente, também, em conjunto com os outros grupos que estão trabalhando com hortas, criarmos uma barraca própria na feira de domingo da Rua Padre Carvalho onde comercializaríamos os produtos de nossa colheita ao mesmo tempo que poderíamos fazer uma propaganda ecológica na feira através de panfletos e cartazes, além de outros meios tais como vídeos e/ou música se possível. Claro que se trata de algo que exigirá um bom planejamento e não apenas um esboço como o que estou descrevendo agora. Tal ação seria realizada uma ou no máximo duas vezes este ano, devido à quantidade de produtos que nossa área nos permite produzir e ao pouco tempo, que, dependendo da cultura, mal nos permitirá duas colheitas.


Yuri Kayel
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Cristina Qua 04 Jun 2008, 13:05

Oi, tudo bom com vcs, até que enfim vou conseguir responder. O que estou percebendo tudo que estava na pagina , postaram para esta.O objetivo da semana passada será o mesmo para essa seman. Espero que até o final do semestre a horta de vcs já estejam brotando.
Profª Cristina

Cristina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Sex 13 Jun 2008, 16:58

Nesta última quinta-feira (12/06) não pude comparecer, o que atrasou as coisas um pouco. O plano desta semana e que continua sendo o da próxima quinta será o de expandir o canteiro utilizando a terra fornecida pela prefeitura, enquanto a Vilaine postará cartazes voltados ao meio ambiente na parede em frente à horta.
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Conclusão e Auto-avaliação

Mensagem  Yuri Kayel Qui 26 Jun 2008, 17:50

Devido à nossa ausência nos dias 5/6 e 12/6, tivemos que refazer muita coisa na horta pois esta foi vandalizada. Tal reação já era esperada caso nos ausentássemos, significando que não estamos colocando qualquer atraso como culpa de tais vandalos, mas sim como nossa própria falha e falta de compromisso com o Projeto. Por deslize nosso, também, não temos fotos do que foi trabalhado na horta até então, o que passaremos a fazer. Por conclusão temos apenas um canteiro comprido de cerca de 18m² onde iniciamos o cultivo de cenouras, primeiro em uma parte e hoje em outra.

Auto-avaliações:

Iury Carvalho Ferreira:

Apesar de ter demonstrado bastante dedicação durante as aulas e esforço, fui incapaz de desenvolver quase que a plenitude dos detalhes envolvidos no trabalho todo, tal como a implantação de um cercamento melhor, de placas identificadoras de culturas e de cartazes ambientais. Creio que meu desempenho foi no máximo razoável e que me falta concentração nas metas propostas por mim mesmo.


Vilaine Silva de Sousa:

Deixei de comparecer em boa quantidade dos dias de desenvolvimento do Projeto, apesar da idéia inicial de criar e sustentar uma horta no Guaracy, cujos produtos seriam doados ou para um orfanato ou uma creche. ambos carentes. Tenho tido dificuldades em investir-me mais na horta, tanto quanto o Iury, o que se dá também devido às dificuldades financeiras que recentemente se apresentaram para nós, o que, no entanto, NÃO nos isenta de culpa de qualquer forma, porém devemos considerar que sem tais fundos tivemos que deixar de lado parte dos detalhes que queriamos dar à nossa horta. Trabalhei mais no lado de pesquisa de materiais para postarmos em cartazes próximos à nossa horta e de finalidades possíveis para as culturas em si, como a comercialização na feira, a doação ou até o consumo na própria escola. Creio que, como o Iury, tive um desempenho no máximo razoável, porém meu desempenho foi demonstrado muito menos que o dele dado ao fato dele ter feito todo o trabalho braçal e eu ter me mantido mais nos trabalhos leves e pesquisa.


Obrigado ^.^
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Cristina Qui 26 Jun 2008, 20:32

Oi, acredito em vcs, no proximo semestre farão melhor .
Thau
Profª Cristina

Cristina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Seg 04 Ago 2008, 22:17

Agradecemos o material fornecido pela Professora Mehler e vamos repassar pros outros grupos.

Vamos plantar hortaliças no canteiro vago e nas próximas expansões da horta. Vamos continuar com pesquisas e com a elaboração dos cartazes, que pretendemos, aliás, expôr próximo às hortas.

Estamos procurando jeitos alternativos de sustentar nossa horta e que sejam mais práticos e eficientes do que estéticos, já que não dispomos de muito No

Ainda assim, temos fé de que produziremos algo de muito bom.


Semear agradece albino
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Cristina Qua 06 Ago 2008, 22:12

OK, como vcs postaram no dia 4/08 vou deixar em branco sem + e sem - .
Cristina

Cristina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Sex 08 Ago 2008, 19:50

Olá albino

Nesta última semana não tocamos na horta, mas discutimos idéias com outros grupos. Ainda muita coisa indefinida mas estamos todos progredindo.

Amanhã, sábado, vou colocar um estande junto à horta. Pretendemos postar diversas coisas e acreditamos que quanto mais material, mais informação, melhor!

Essa semana já levarei propostas para os bixos e bixetes. Se der certo com eles, posto aqui.

Bem, que eu me lembre por enquanto é só.

o/
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Cristina Dom 10 Ago 2008, 20:16

Ok, Na 2ª F vais ter um estander das sua ideias.O que é bixos e bixetes? Não postaram o que vai ser desenvolvido nas aulas do dia 14/08.
Thau, Profª Cristina

Cristina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Qui 14 Ago 2008, 18:00

Por "bixos e bixetes" eu quis dizer pessoal do 1º ano.

O caso é simples. Desde o começo do Projeto nós tivemos a mentalidade de criar algo que fosse levado adiante pelo pessoal do ano que vem. Sem isso, o Projeto perde muito de seu sentido.

Essa semana foi isso que consegui. Conversei com alguns alunos do 1º ano e eles têm interesse em colaborar, desde já, com o Projeto Semear.

A idéia dos estandes é colocá-los diante da horta. Ali iniciaremos nossa campanha pró "Faça sua própria Horta Orgânica!". A idéia é mostrar que pode ser bom e proveitoso criar uma horta, além de que pode ser feito em diversos lugares.

Sempre vimos esse começo, produzindo na horta e fazendo essa campanha, a primeira parte de algo que esperamos que cresça. Por isso não estipulei um fim para o Projeto Semear. A idéia é que continue crescendo e ampliando sua atuação. Primeiro horta, então campanha pró-horta, depois um vídeo do tipo "Hortas: noções básicas", depois quem sabe um estande na feira em campanha anti-desperdício de alimento, depois o quê? O que puder ser feito.

Acredito que vale a pena investir nisso mas, claro, não depende só de nós hoje. Depende do pessoal do ano que vem e de outros anos. O que nós podemos fazer agora? Começar e dar condições de que continuem ano que vem. Se vão ou como vão, cabe a eles.

Não pude ir hoje, mas amanhã e sábado certamente trabalharei afofando o outro canteiro, plantarei pepinos caipiras e postarei o estande, o que já devia ter feito.
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Cristina Sáb 16 Ago 2008, 21:03

Ok, as ídeias de vc são barbaras , mas quero vê desenvolvendo o projeto, ver resultado ,para os 1ªanos poder ver tb. Thau, confio em vcs!!!
Cristina

Cristina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Sáb 23 Ago 2008, 18:01



Na última semana plantamos os pepinos caipiras e postamos no cavalete algumas informações básicas sobre hortas na revista que a senhora nos deu.

Essa próxima semana trabalharemos com o uso de rejeito orgânico no enriquecimento do solo. Faremos pesquisas a respeito e pretendemos postar parte delas no cavalete.

Essa semana preciso de latas de rejeito e/ou de reciclagem para colocar próximo à horta, onde não há nenhuma.

Bom, por enquanto é só, o resto discutirei com a senhora em aula e, de acordo com o que surgir na semana, posto aqui.

Tchau ^.^
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  projeto Dom 24 Ago 2008, 23:28

Ok turminha, não deixe de registrar tudo que estão desenvolvendo. Thau

projeto
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Dom 28 Set 2008, 08:42

Então né, deixamos, e por um bom tempo aí em que não sabíamos o que fazer já que a horta não deu retorno.

No momento vamos nos ater a tarefas práticas:

- Eu vou levar os galões (de 5 e 20L) pra escola durante essa semana para seguirmos com a idéia da psora para compostagem.

- Vou levar livros e mais livros velhos e sem utilidade pro grupo da reciclagem do papel fazer a festa ou pra quem quiser fazer algo com tanto papel rejeitado.

- Faremos do canteiro onde trabalhamos um espaço para mostragens "Utilidades medicinais do chá" e afins.

- Em uma sementeira improvisada nós plantamos 11 sementes de árvores. Quando estiverem maiores pretendemos plantá-las em tipos de lugares diferentes pela cidade, onde der, onde couber e registraremos nossa passagem por esses lugares.

E... por enquanto é só. Vou continuar minha pesquisa por cá.

o/
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Cristina Dom 28 Set 2008, 15:01

Yuri, eu sempre disse que suas ideía são boas, se vc quiser nos galões que tem é possivel iniciar a compostagem, em rel~ção aos livros não vamos ter lugar para guardar, a produção de papel ainda estã muito lenta,alem do mais sempre temos papeis para reciclar estamos na fase final do projeto

Cristina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Cristina Dom 28 Set 2008, 15:11

Yuri, vc não postou o objetivo das aulas do dia 02/10

Cristina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Ter 04 Nov 2008, 13:11

É, tô de volta.

Vamos plantar as mudas que estão lá no fundo. Queremos fazer uma exposição legal ali ao menos, pra mostrar alguma coisa. Pro estande vou elaborar uns panfletos e vamos apresentar nossa idéia do "Faça sua horta.". A Vivi deu a idéia de darmos potinhos fechados com um pouco de salada dentro, achei legal. Tenho nada de serviço pra apresentar além das mudas, mas acho legal a idéia de apresentar maneiras de elaborar e sustentar sua própria horta. Vou ver o que mais vou fazer quanto a isso.

Por enquanto é só.

Ciao
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Sáb 29 Nov 2008, 07:46

Olá, bom dia Smile

Conclusão do Projeto Semear 2008 Very Happy

Objetivos alcançados:

- Sustentar uma horta orgânica no Guaracy bounce
- Orientar os alunos do 1º ano no sentido de terem eles próprios suas hortas e como podem fazê-lo. Deixar evidenciado que mesmo apenas 2 alunos são capazes de criar e sustentar uma horta orgânica na escola e que pode ser bem feito.
- Conseguir alunos que levem o Projeto Semear 2009 adiante Very Happy

Objetivos não alcançados (ainda):

- A 2ª e a 3ª expansão da Horta do Semear ficará para 2009.
- Uma produção para que pudéssemos fazer nosso estande na feira de domingo e apresentar nossas propostas enquanto vendemos os produtos literalmente a preço de banana. Também para 2009.
- Deixar a horta esteticamente mais atraente e melhor cercada. Faltou $. Também para 2009.
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Yuri Kayel Sáb 29 Nov 2008, 07:55

Agora a lista dos alunos(as) que levarão o Projeto Semear adiante com minha orientação:

Bruna Soares de Oliveira nº6 1ºE
Caio Naoto nº8 1ºE
Débora Jesus nº12 1ºE
Gabriela Rezende nº17 1ºE
Morgana Vaz nº27 1ºE
Nair Pains Santos nº28 1ºE
Nathália Marques nº30 1ºE

Cynthia Furlan nº9 1ºB

Há outras pessoas interessadas, porém não garantiram se vão fazer parte. Que fique claro, as pessoas acima me deram uma certeza de que pretendem levar o Projeto Semear adiante.

As propostas são o que eu não consegui cumprir esse ano. Ainda estão discutindo outras idéias, mas comentaram sobre ter uma produção de hortaliças frequente o bastante para fornecer aos alunos, de fato, hortaliças para serem utilizadas na alimentação do pessoal da escola, médio/técnico. A proposta é interessante, porém creio que precisaremos de mais 3 ou 4 canteiros como o que há hoje. Sinceramente, acredito que seja possível, depende do esforço do grupo Smile

Bem, espero conseguir fixar uma tradição Very Happy

Projeto Semear 2008 - Conclusão

Valeu Cool

Tchau, se tiver faltando qualquer coisa me avisa professora. Yuri desliga.
Yuri Kayel
Yuri Kayel
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008
Idade : 32

https://segundo-dins.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Cristina Dom 30 Nov 2008, 16:16

Ok, tarefa cumprida.

Espero que esse grupo que vc indica esteje mesmo interessdo em dar continuidade no projeto, pois é um projeto muito bom e deve ter continuidade. O espaço e grande incluindo o espaço do grupão. Conto com vc. Thau, um feliz Natal

Cristina
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Semear (HORTA) Empty Re: Projeto Semear (HORTA)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos