Para onde vai o lixo da feira?
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Para onde vai o lixo da feira?
Para onde vai o lixo da feira?
Essa é a questão!
Será que todo o lixo produzido em feiras livres pode realmente ser considerado "lixo" ?
Seria possível reduzi-lo e reaproveitá-lo, diminuindo assim, os danos que o lixo (em geral) causa ao meio ambiente?
Você já tinha se perguntado isso? Pois bem, o nosso grupo se perguntou, e durante todas as semanas que tivemos e ainda teremos os nosso objetivos serão conhecer a finalidade desse lixo e encontrar as melhores respostas para tais perguntas.
Além dos objetivos principais, queremos realmente conscientizar as pessoas que frequentam a feira (tanto consumidores, quanto os próprios feirantes) e para obtermos resultados verdadeiros, vamos realizar o nosso trabalho na feira próxima a nossa escola.
E por fim, como conclusão de todo um projeto, pretendemos realizar um almoço beneficente utilizando os alimentos reaproveitados do lixo da feira.
Essa é a questão!
Será que todo o lixo produzido em feiras livres pode realmente ser considerado "lixo" ?
Seria possível reduzi-lo e reaproveitá-lo, diminuindo assim, os danos que o lixo (em geral) causa ao meio ambiente?
Você já tinha se perguntado isso? Pois bem, o nosso grupo se perguntou, e durante todas as semanas que tivemos e ainda teremos os nosso objetivos serão conhecer a finalidade desse lixo e encontrar as melhores respostas para tais perguntas.
Além dos objetivos principais, queremos realmente conscientizar as pessoas que frequentam a feira (tanto consumidores, quanto os próprios feirantes) e para obtermos resultados verdadeiros, vamos realizar o nosso trabalho na feira próxima a nossa escola.
E por fim, como conclusão de todo um projeto, pretendemos realizar um almoço beneficente utilizando os alimentos reaproveitados do lixo da feira.
Gabs- Convidado
Nossas pesquisas
Boom, eu esqueci de colocar o nome dos integrantes
Andresa nº3 ;Bruno nº8 ;Caio nº9 ;Gabrielly nº14 ;Susan nº32 ;Giorgia nº37
Durante todas as semanas nós fizemos várias pesquisas, fomos à feira para coletar informações e etc. Essas informações e pesquisas serão colocadas aqui, conforme forem concluídas!
~Mais de mil toneladas de produtos da feira vai para o lixo todo o dia.
(Fonte: Secretaria da Cultura e Abastecimento de São Paulo)
~O CEAGESP, com o intuito de evitar que tantos alimentos que ainda possam ser aproveitados sejam jogados fora, criou a 'rede CEAGESP de banco de alimentos'. Ela é um programa de redução ao desperdício e combate a fome, que se dá por meio de boas parcerias.
(Depois, nos descobrimos que esse projeto foi feito, mas não está mais em vigor.)
Idéias à parte: O repolho roxo, em suco, pode ser usado como indicador em química. Sendo assim, o repolho desperdiçado na feira "pode" ser utilizado no laboratório de química da própria escola.
Andresa nº3 ;Bruno nº8 ;Caio nº9 ;Gabrielly nº14 ;Susan nº32 ;Giorgia nº37
Durante todas as semanas nós fizemos várias pesquisas, fomos à feira para coletar informações e etc. Essas informações e pesquisas serão colocadas aqui, conforme forem concluídas!
~Mais de mil toneladas de produtos da feira vai para o lixo todo o dia.
(Fonte: Secretaria da Cultura e Abastecimento de São Paulo)
~O CEAGESP, com o intuito de evitar que tantos alimentos que ainda possam ser aproveitados sejam jogados fora, criou a 'rede CEAGESP de banco de alimentos'. Ela é um programa de redução ao desperdício e combate a fome, que se dá por meio de boas parcerias.
(Depois, nos descobrimos que esse projeto foi feito, mas não está mais em vigor.)
Idéias à parte: O repolho roxo, em suco, pode ser usado como indicador em química. Sendo assim, o repolho desperdiçado na feira "pode" ser utilizado no laboratório de química da própria escola.
Gabs- Convidado
Nossas pesquisas ²
Durante as aulas de PIA e depois das 11:30, alguns dos integrantes do grupo foram à feira e de lá tiramos importantes informações:
"Perguntamos à um feirante o que ele fazia com o lixo que a barraca dele produzia;
Ele nos respondeu que, como vendia tomates, deixava o seu lixo em caixotes empilhados mas que os vendedores de folhas, frutas [e etc] armazenavam seu lixo também em sacos plásticos e assim faziam para que o caminhão de lixo da prefeitura viesse recolher no fim da feira.Ele desconhecia o destino do lixo mas imaginava que fosse levado à aterros sanitários. Ao o informarmos que aquele lixo, mal armazenado, causa sérios danos ao meio ambiente [como a produção do chorume], o feirante concordou mas disse que [na sua opinião] as sacolinhas plásticas, objetos que os consumidores não abrem mão por pura "comodidade", causam danos ainda maiores ao meio ambiente. [não deixamos de concordar!]Atrás da sua barraca observamos vários caixotes com folhas de repolho e perguntamos se aquilo não poderia ser reutilizado; Ele nos disse que, se bem lavado, SIM afinal, aquele excesso de folhas era retirado apenas por uma questão de estética. Nos mostrou como o repolho era comprado no CEASA e a quantidade de folha que ele tinha que tirar para que aquele repolho ficasse em condições [claro, aos olhos do consumidor] de ser revendido."
Em outras idas a feira também tiramos fotos da quantidade de lixo desperdiçado (principalmente folhas e cascas de frutas) e também levantamos um dado [não muito confiável pois foi feito à partir, somente, das nossas observações] onde as 13:00 aproximadamente, CADA barraca da feira já tinha produzido pelo menos 2 sacos de lixo (grande).
~Nossas conclusões..
1- SIM, o lixo da feira pode ser reutilizado;
2- O uso abusivo das sacolinhas plásticas é um sério problema e também faz parte do lixo da feira porque, além da sacolinha que os feirantes já usam como embalagem, os consumidores pedem uma a mais para facilitar o manuseio.Isso pode ser resolvido se todos os consumidores usarem sacolinhas de tecido para transportar suas compras (um pelo menos, um problema reduzido);
3- O desperdício da feira, muitas vezes, se trata da estética dos alimentos.A culpa não é dos feirantes; É uma regra: só se vende o de melhor aparência!
Por enquanto é isso
"Perguntamos à um feirante o que ele fazia com o lixo que a barraca dele produzia;
Ele nos respondeu que, como vendia tomates, deixava o seu lixo em caixotes empilhados mas que os vendedores de folhas, frutas [e etc] armazenavam seu lixo também em sacos plásticos e assim faziam para que o caminhão de lixo da prefeitura viesse recolher no fim da feira.Ele desconhecia o destino do lixo mas imaginava que fosse levado à aterros sanitários. Ao o informarmos que aquele lixo, mal armazenado, causa sérios danos ao meio ambiente [como a produção do chorume], o feirante concordou mas disse que [na sua opinião] as sacolinhas plásticas, objetos que os consumidores não abrem mão por pura "comodidade", causam danos ainda maiores ao meio ambiente. [não deixamos de concordar!]Atrás da sua barraca observamos vários caixotes com folhas de repolho e perguntamos se aquilo não poderia ser reutilizado; Ele nos disse que, se bem lavado, SIM afinal, aquele excesso de folhas era retirado apenas por uma questão de estética. Nos mostrou como o repolho era comprado no CEASA e a quantidade de folha que ele tinha que tirar para que aquele repolho ficasse em condições [claro, aos olhos do consumidor] de ser revendido."
Em outras idas a feira também tiramos fotos da quantidade de lixo desperdiçado (principalmente folhas e cascas de frutas) e também levantamos um dado [não muito confiável pois foi feito à partir, somente, das nossas observações] onde as 13:00 aproximadamente, CADA barraca da feira já tinha produzido pelo menos 2 sacos de lixo (grande).
~Nossas conclusões..
1- SIM, o lixo da feira pode ser reutilizado;
2- O uso abusivo das sacolinhas plásticas é um sério problema e também faz parte do lixo da feira porque, além da sacolinha que os feirantes já usam como embalagem, os consumidores pedem uma a mais para facilitar o manuseio.Isso pode ser resolvido se todos os consumidores usarem sacolinhas de tecido para transportar suas compras (um pelo menos, um problema reduzido);
3- O desperdício da feira, muitas vezes, se trata da estética dos alimentos.A culpa não é dos feirantes; É uma regra: só se vende o de melhor aparência!
Por enquanto é isso
Gabs- Convidado
Projeto
Parabéns!!!! Mas faltou o obetivo desta aula (15/05). Para proxima semana coloca oque foi dsenvolvido nesta aula e objetivo da proxima aula.
Thau
Cristina
Thau
Cristina
Cristina- Convidado
Aula de 15/05
Em um dos dias anteriores em que a gente dava continuidade ao trabalho, nosso grupo foi até a biblioteca para procurar livros com informações importantes para o nosso trabalho.
Na aula passada (dia 15/05), durante a aula de PIA, pegamos todas as xerox tiradas e fizemos um resumo:
" O lixo sempre indica o modo de vida e a economia de uma determinada sociedade. O lixo domiciliar brasileiro, por exemplo, é composto em sua maior parte por detritos orgânicos (onde boa parte é por sobras de comida).Já nas regiões desenvolvidas predominam o papel e o plástico, espelho da globalização nesse determinado país.
Dentro do Brasil também percebemos essa diferença, dependendo do local e da época do ano.
No campo, onde antigamente o lixo era composto por restos orgânicos, já se percebe as mudanças causadas pela industrialização, que inseriu novos hábitos como o consumos de "embalagens", refletindo assim, no lixo rural produzido."
- O interessante pra gente nisso é que num país como o Brasil, o principal lixo produzido é o orgânico, portanto as feiras livres têm grande participação nisso.
"O processo de decomposição se dá tanto dentro da lixeira como em um terreno qualquer, por decompositores aeróbios (lugares ao ar livre) ou anaeróbios (lugares sem presença de oxigênio).
Os anaeróbios fazem a decomposição através da fermentação, gerando muitos subprodutos não degradados como o metano, o gás sulfídrico e um líquido escuro denominado chorume (altamente poluente) que se acumula em vários lixões."
" O lixo vira adubo!
O húmus é um adubo fabricado naturalmente por bactérias no solo e é de grande excelência, pois deixa o solo mais fofo e segura mais água e nutrientes para as plantas. A degradação do lixo por bactérias também forma um adubo, denominado composto, que possui as mesmas propriedades do húmus.
Para acelerar essa degradação foram inventados equipamentos que transformam o lixo em húmus. São nas usinas de COMPOSTAGEM que esse processo acontece. Devido as mudanças na composição do lixo urbano, esse processo vem mudando ao longo do tempo, hoje ele é feito por bactérias anaeróbias, entretanto o sistema não está ainda totalmente aperfeiçoado.
Nos lixões o lixo é separado, plástico, vidro, latas e papel são reaproveitados e o lixo orgânico é destinado a produção de adubo para posteriormente ser usado na lavoura."
- Bom, sabemos que o lixo pode ter um bom destino e ser reaproveitado, como nessas usinas de compostagem. Pressupomos que o lixo da feira vai para os lixões (temos que ir à uma sub-prefeitura para nos informarmos) onde o lixo "dizem" ser reaproveitados. Desse último texto temos uma possível solução para o destino do lixo orgânico produzido na feira e também temos a possibilidade de uma parceria entre os grupos da horta e/ou do pomar, já que o lixo, como visto, é um excelente adubo.
Na aula passada (dia 15/05), durante a aula de PIA, pegamos todas as xerox tiradas e fizemos um resumo:
" O lixo sempre indica o modo de vida e a economia de uma determinada sociedade. O lixo domiciliar brasileiro, por exemplo, é composto em sua maior parte por detritos orgânicos (onde boa parte é por sobras de comida).Já nas regiões desenvolvidas predominam o papel e o plástico, espelho da globalização nesse determinado país.
Dentro do Brasil também percebemos essa diferença, dependendo do local e da época do ano.
No campo, onde antigamente o lixo era composto por restos orgânicos, já se percebe as mudanças causadas pela industrialização, que inseriu novos hábitos como o consumos de "embalagens", refletindo assim, no lixo rural produzido."
- O interessante pra gente nisso é que num país como o Brasil, o principal lixo produzido é o orgânico, portanto as feiras livres têm grande participação nisso.
"O processo de decomposição se dá tanto dentro da lixeira como em um terreno qualquer, por decompositores aeróbios (lugares ao ar livre) ou anaeróbios (lugares sem presença de oxigênio).
Os anaeróbios fazem a decomposição através da fermentação, gerando muitos subprodutos não degradados como o metano, o gás sulfídrico e um líquido escuro denominado chorume (altamente poluente) que se acumula em vários lixões."
" O lixo vira adubo!
O húmus é um adubo fabricado naturalmente por bactérias no solo e é de grande excelência, pois deixa o solo mais fofo e segura mais água e nutrientes para as plantas. A degradação do lixo por bactérias também forma um adubo, denominado composto, que possui as mesmas propriedades do húmus.
Para acelerar essa degradação foram inventados equipamentos que transformam o lixo em húmus. São nas usinas de COMPOSTAGEM que esse processo acontece. Devido as mudanças na composição do lixo urbano, esse processo vem mudando ao longo do tempo, hoje ele é feito por bactérias anaeróbias, entretanto o sistema não está ainda totalmente aperfeiçoado.
Nos lixões o lixo é separado, plástico, vidro, latas e papel são reaproveitados e o lixo orgânico é destinado a produção de adubo para posteriormente ser usado na lavoura."
- Bom, sabemos que o lixo pode ter um bom destino e ser reaproveitado, como nessas usinas de compostagem. Pressupomos que o lixo da feira vai para os lixões (temos que ir à uma sub-prefeitura para nos informarmos) onde o lixo "dizem" ser reaproveitados. Desse último texto temos uma possível solução para o destino do lixo orgânico produzido na feira e também temos a possibilidade de uma parceria entre os grupos da horta e/ou do pomar, já que o lixo, como visto, é um excelente adubo.
Gabs- Convidado
Próxima aulta (29/05)
Para a próxima aula pretendemos:
- Organizar o nosso trabalho, as nossas pesquisas e tudo mais. Só temos informações e pesquisas jogadas e separadas. Precisamos juntar isso para começar a a achar as respostas para as perguntas do nosso trabalho e encontrar as possíveis soluções para o problema do lixo orgânico desperdiçado nas feiras;
- Algumas pessoas do grupo vão pesquisar e levar para a aula receitas de comidas feitos com o lixo reaproveitável. O grupo vai analisar e para as próximas aulas pretendemos tentar fazer uma dessas receitas com o lixo que nós mesmos coletarmos na feira.
Gabs- Convidado
Projeto
Oi turma , a analise, as conclusoes ,o texto que redigiram e a sujestão ( integração com os grupo da horta e pomar) está muito bom, se vcs continuarem assim teram um projeto muito bom para ser apresentado. Espero que continuem assim. Nesta postagem vcs falam o que foi desenvolvido na aula do dia 15/05, mas não falam do objetivo da aula de amanhã (29/05). Para proxima postagem não deixe de dizer o objetivo da aula (05/06). Procure postar sempre até na sexta após a aula ou no maximo até sabado. Thau
Profª Cristina
Profª Cristina
Cristina- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Oi, vcs falaram sim sdos objetivo de amanhã, desculpa pelo o engano
Cristina
Cristina
projeto- Convidado
próxima aula 05/06
Bom, na última aula (29/05) o nosso grupo tentou fazer
a interação entre as pesquisas, mas só começamos
pois, junto com o grupo da Stella, do Thomaz, Bruna Rattis.. ficamos montando o projeto pra semana do meio ambiente.
Então, para a próxima aula vamos continuar essa interação e conversar, entre o grupo e com a professora, sobre as receitas.
Também pretendemos, mas externamente, agendar uma visita à sub-prefeitura ou até mesmo ir lá até quinta-feira (29/05) para saber direitinho o destino do lixo das feiras e acrescentar nas pesquisas;Mas isso ainda não é certeza, não sabemos como funciona a liberação dessas informações e se eles vão nos atender.
a interação entre as pesquisas, mas só começamos
pois, junto com o grupo da Stella, do Thomaz, Bruna Rattis.. ficamos montando o projeto pra semana do meio ambiente.
Então, para a próxima aula vamos continuar essa interação e conversar, entre o grupo e com a professora, sobre as receitas.
Também pretendemos, mas externamente, agendar uma visita à sub-prefeitura ou até mesmo ir lá até quinta-feira (29/05) para saber direitinho o destino do lixo das feiras e acrescentar nas pesquisas;Mas isso ainda não é certeza, não sabemos como funciona a liberação dessas informações e se eles vão nos atender.
Gabs- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
OI turma, Pelo o que eu entendi vcs continuam com a integração dos grupos na organização da SMA, e se der vão conversar sobre receitas .Tudo Ok
Profª Cristina
Profª Cristina
Cristina- Convidado
Próxima aula 12/06
Bom, na próxima aula vamos fazer a penúltima fase do nosso projeto nesse semestre
A realização da receita!
Nós escolhemos duas receitas: doce de casca de maracujá e torta salgada de talos e folhas, dando prioridade a torta, ou seja, faremos o doce só se der tempo; e, como o nosso trabalho é contra o desperdício, se tivermos que comprar o maracujá inteiro, com a polpa faremos um suco.
Pretendemos ir no início da primeira aula à feira, para conseguir as folhas e talos de que vamos precisar (para dar fieldade ao nosso trabalho que é contra o desperdício da própria feira).
Depois de prontos, vamos tentar unir a realização das receitas com uma pesquisa com os alunos da nossa sala, que vão experimentar as nossas receitas
Por fim, depois de feitas as receitas e a pesquisa vamos dar início ao relatório final de PIA desse semestre.
A realização da receita!
Nós escolhemos duas receitas: doce de casca de maracujá e torta salgada de talos e folhas, dando prioridade a torta, ou seja, faremos o doce só se der tempo; e, como o nosso trabalho é contra o desperdício, se tivermos que comprar o maracujá inteiro, com a polpa faremos um suco.
Pretendemos ir no início da primeira aula à feira, para conseguir as folhas e talos de que vamos precisar (para dar fieldade ao nosso trabalho que é contra o desperdício da própria feira).
Depois de prontos, vamos tentar unir a realização das receitas com uma pesquisa com os alunos da nossa sala, que vão experimentar as nossas receitas
Por fim, depois de feitas as receitas e a pesquisa vamos dar início ao relatório final de PIA desse semestre.
Gabs- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Oi turma, vamos ter uma receita para testar? Que bom!!! Nas aulas do dia 12/06 além dos objetivos proposto por vcs, devem dar inicio ao relatório do semestre, que deve ter:
- Introdução
- Desenvolvimento ( o que foi desenvolvido durante o semestre, e como foi desenvolvidoe o que pretende para próximo semestre)
- Conclusão ( se atingiram os objetivos, quais se não atingiram porque)
- Auto avaliação de cada um .
Thau....
Profª Cristina
- Introdução
- Desenvolvimento ( o que foi desenvolvido durante o semestre, e como foi desenvolvidoe o que pretende para próximo semestre)
- Conclusão ( se atingiram os objetivos, quais se não atingiram porque)
- Auto avaliação de cada um .
Thau....
Profª Cristina
Cristina- Convidado
aulas das receitas
só para deixar registrado aqui;
na aula do dia 12/06, como planejamos, realizamos a nossa receita!
utilizamos na nossa receita os talos e as folhas que conseguimos [gratuitamente, pois seriam jogados fora] na feira do mesmo dia.
a realização foi um sucesso.
nossa 'torta reaproveitada' foi experimentada por todos os nossos colegas de classe, pelos professores de português e matemática [professor Miguel e professor PC], pela professora Cristina, pelo coordenador Marcos Maurício, pela diretora D.Sônia e por toda a equipe de uma emissora de tv que estava na escola no dia.
além da torta fizemos, com as mesmas folhas e talos, suco de clorofila!
abaixo as receitas para quem quiser experimentar:
Torta Salgada de Talos e Folhas
Ingredientes
Massa
- 1 xícara de chá de óleo
- 3 xícaras de chá de leite
- 2 ovos
- 12 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 pcte (100 g) de queijo ralado
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) fermento
Recheio
- folhas e talos de beterraba
- folhas e talos de cenoura
- 4 cebolas médias picadas
- 4 tomates picados
- tempero e sal à gosto
Modo de Preparo
Massa: Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou misture-os bem em uma tigela, na ordem em que aparecem
Recheio: Lave bem, refogue as folhas e talos com tomate, óleo, cebola,sal e temperos.
Montagem: Unte uma forma, despeje metade da massa, em seguida o recheio e por fim o restante da massa. Leve para assar em forno médio (180°C) por aproximadamente 1 hora ou até dourar.
SUCO DE CLOROFILA DA GI
Bata no liquidificador folhas, talos [verdes, em geral ] com água e leite condensado.
Coe, e deguste
AS FOTOS DA RECEITA E DOS "COBAIAS" SERÃO DIVULGADAS NO RELATÓRIO FINAL
beijoos "pessoal do projeto da feira" ;*
na aula do dia 12/06, como planejamos, realizamos a nossa receita!
utilizamos na nossa receita os talos e as folhas que conseguimos [gratuitamente, pois seriam jogados fora] na feira do mesmo dia.
a realização foi um sucesso.
nossa 'torta reaproveitada' foi experimentada por todos os nossos colegas de classe, pelos professores de português e matemática [professor Miguel e professor PC], pela professora Cristina, pelo coordenador Marcos Maurício, pela diretora D.Sônia e por toda a equipe de uma emissora de tv que estava na escola no dia.
além da torta fizemos, com as mesmas folhas e talos, suco de clorofila!
abaixo as receitas para quem quiser experimentar:
Torta Salgada de Talos e Folhas
Ingredientes
Massa
- 1 xícara de chá de óleo
- 3 xícaras de chá de leite
- 2 ovos
- 12 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 pcte (100 g) de queijo ralado
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) fermento
Recheio
- folhas e talos de beterraba
- folhas e talos de cenoura
- 4 cebolas médias picadas
- 4 tomates picados
- tempero e sal à gosto
Modo de Preparo
Massa: Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou misture-os bem em uma tigela, na ordem em que aparecem
Recheio: Lave bem, refogue as folhas e talos com tomate, óleo, cebola,sal e temperos.
Montagem: Unte uma forma, despeje metade da massa, em seguida o recheio e por fim o restante da massa. Leve para assar em forno médio (180°C) por aproximadamente 1 hora ou até dourar.
SUCO DE CLOROFILA DA GI
Bata no liquidificador folhas, talos [verdes, em geral ] com água e leite condensado.
Coe, e deguste
AS FOTOS DA RECEITA E DOS "COBAIAS" SERÃO DIVULGADAS NO RELATÓRIO FINAL
beijoos "pessoal do projeto da feira" ;*
Gabs- Convidado
RELATÓRIO SEMESTRAL
PARA ONDE VAI O LIXO DA FEIRA?
INTRODUÇÃO
Quais são as relações das pessoas com as feiras livres?
Elas vão às feiras, compram o que necessitam e vão embora.
Mas será que nenhuma delas já pensou: o que acontece com o lixo, depois da feira?
Será que a prefeitura, responsável por essa coleta, dá ao lixo um destino o menos degradável possível ao meio ambiente?
Será que todo o LIXO dá feira pode ser considerado LIXO e não há nada que possa ser aproveitado?
O nosso trabalho está baseado nessas questão e durante todo o ano procuraremos responder a essas perguntas.
DESENVOLVIMENTO
Durante todo o semestre realizamos pesquisas, na internet e em livros na biblioteca da escola, sobre diversas coisas relacionadas ao lixo. Dessas pesquisas retiramos informações importantes para a composição do nosso trabalho e para criar possíveis soluções para a questão do lixo da feira.
Uma delas é a solução para um destino que não agrida tanto o meio ambiente: AS USINAS DE COMPOSTAGEM. Com o lixo encaminhado para usinas de compostagem, reduziria o aparecimento do CHORUME em lixões e aterros sanitários.
Também realizamos as nossas pesquisas 'externas', na feira de 5ª feira.
Durante as ídas à feira tiramos fotos, entrevistamos feirantes e recolhemos dados.Juntamente com um feirante, incluímos mais um fator na nossa pesquisa: o uso excessivo das sacolinhas plásticas apenas por comodidade.
Uma possível solução para esse problema seria a maior utilização de sacolas de tecido para o transporte do que for comprado na feira.
E também indo a feira, chegamos a conclusão que uma possível solução para reduzir o lixo da feira é que os consumidores sejam bem informados e parem de comprar os alimentos pela aparência que eles têm.
Além de tudo isso fizemos uma aula experimental onde realizamos receitas com o lixo aproveitado da feira para concluir o trabalho do semestre.
OS NOSSOS OBJETIVOS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE são continuar as nossas pesquisas, principalmente a partir das possíveis soluções que desenvolvemos, precisamos saber se elas são possíveis e viáveis;
pretendemos, indo à feira, conscientizar os consumidores sobre as sacolas de tecido;
realizar outra receita e levá-la a feira para conscientizar feirantes e consumidores sobre o desperdício do alimentos [gravaremos vídeos e tiraremos fotos];
realizar um projeto social, fazendo um almoço beneficente utilizando alimentos aproveitados da feira;
tentar integrar nosso projeto com o da horta, já que o lixo pode ser um ótimo adubo.
CONCLUSÕES
Nosso grupo conseguiu alcançar quase todos os objetivos.
O que não foi alcançado foi o objetivo de ir à subprefeitura para saber direitinho para onde vai o lixo e recolher os maiores dados e informações possíveis; não conseguimos pois não sabemos como funcionam essas visitas.
Mas vamos incluir esse objetivo nos objetivos do próximo semestre.
AUTO - AVALIAÇÃO
O grupo optou por fazer uma avaliação não de cada um, mas sim do grupo inteiro.
Sabemos que no começo não nos dedicamos às pesquisas como deveríamos ter nos dedicado, mas depois da primeira vez que fomos à feira, que entrevistamos os feirantes, começamos a melhorar e nos dedicar mais ao trabalho.
Alguns integrantes se dedicaram mais às pesquisas e aos resumos; outros, em compensação, participaram de todas as visitas à feira.
Tentamos fazer coisas juntos, como por exemplo, ler as nossas pesquisas em conjunto para que ninguém do grupo saiba mais do que outro.
No início, alguns integrantes trabalharam mais do que outros, mas isso foi mudando e o grupo chegou ao fim do semestre realizando juntos e por igual o trabalho,como prova disso temos a receita em que houve a participação de todos, sem excessão.
Sabemos que ainda deve haver mais dedicação, mas estamos satisfeitos com os resultados do fim do semestre e pretendemos continuar assim por todo o ano.
CRIAMOS UM PERFIL NO ORKUT PARA DIVULGAR AS FOTOS E OS VÍDEOS DO TRABALHO
confiram!
Adresa, Bruno, Caio, Gabrielly, Susan e Giórgia.
;*
INTRODUÇÃO
Quais são as relações das pessoas com as feiras livres?
Elas vão às feiras, compram o que necessitam e vão embora.
Mas será que nenhuma delas já pensou: o que acontece com o lixo, depois da feira?
Será que a prefeitura, responsável por essa coleta, dá ao lixo um destino o menos degradável possível ao meio ambiente?
Será que todo o LIXO dá feira pode ser considerado LIXO e não há nada que possa ser aproveitado?
O nosso trabalho está baseado nessas questão e durante todo o ano procuraremos responder a essas perguntas.
DESENVOLVIMENTO
Durante todo o semestre realizamos pesquisas, na internet e em livros na biblioteca da escola, sobre diversas coisas relacionadas ao lixo. Dessas pesquisas retiramos informações importantes para a composição do nosso trabalho e para criar possíveis soluções para a questão do lixo da feira.
Uma delas é a solução para um destino que não agrida tanto o meio ambiente: AS USINAS DE COMPOSTAGEM. Com o lixo encaminhado para usinas de compostagem, reduziria o aparecimento do CHORUME em lixões e aterros sanitários.
Também realizamos as nossas pesquisas 'externas', na feira de 5ª feira.
Durante as ídas à feira tiramos fotos, entrevistamos feirantes e recolhemos dados.Juntamente com um feirante, incluímos mais um fator na nossa pesquisa: o uso excessivo das sacolinhas plásticas apenas por comodidade.
Uma possível solução para esse problema seria a maior utilização de sacolas de tecido para o transporte do que for comprado na feira.
E também indo a feira, chegamos a conclusão que uma possível solução para reduzir o lixo da feira é que os consumidores sejam bem informados e parem de comprar os alimentos pela aparência que eles têm.
Além de tudo isso fizemos uma aula experimental onde realizamos receitas com o lixo aproveitado da feira para concluir o trabalho do semestre.
OS NOSSOS OBJETIVOS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE são continuar as nossas pesquisas, principalmente a partir das possíveis soluções que desenvolvemos, precisamos saber se elas são possíveis e viáveis;
pretendemos, indo à feira, conscientizar os consumidores sobre as sacolas de tecido;
realizar outra receita e levá-la a feira para conscientizar feirantes e consumidores sobre o desperdício do alimentos [gravaremos vídeos e tiraremos fotos];
realizar um projeto social, fazendo um almoço beneficente utilizando alimentos aproveitados da feira;
tentar integrar nosso projeto com o da horta, já que o lixo pode ser um ótimo adubo.
CONCLUSÕES
Nosso grupo conseguiu alcançar quase todos os objetivos.
O que não foi alcançado foi o objetivo de ir à subprefeitura para saber direitinho para onde vai o lixo e recolher os maiores dados e informações possíveis; não conseguimos pois não sabemos como funcionam essas visitas.
Mas vamos incluir esse objetivo nos objetivos do próximo semestre.
AUTO - AVALIAÇÃO
O grupo optou por fazer uma avaliação não de cada um, mas sim do grupo inteiro.
Sabemos que no começo não nos dedicamos às pesquisas como deveríamos ter nos dedicado, mas depois da primeira vez que fomos à feira, que entrevistamos os feirantes, começamos a melhorar e nos dedicar mais ao trabalho.
Alguns integrantes se dedicaram mais às pesquisas e aos resumos; outros, em compensação, participaram de todas as visitas à feira.
Tentamos fazer coisas juntos, como por exemplo, ler as nossas pesquisas em conjunto para que ninguém do grupo saiba mais do que outro.
No início, alguns integrantes trabalharam mais do que outros, mas isso foi mudando e o grupo chegou ao fim do semestre realizando juntos e por igual o trabalho,como prova disso temos a receita em que houve a participação de todos, sem excessão.
Sabemos que ainda deve haver mais dedicação, mas estamos satisfeitos com os resultados do fim do semestre e pretendemos continuar assim por todo o ano.
CRIAMOS UM PERFIL NO ORKUT PARA DIVULGAR AS FOTOS E OS VÍDEOS DO TRABALHO
confiram!
Adresa, Bruno, Caio, Gabrielly, Susan e Giórgia.
;*
Gabs- Convidado
CORREÇÕES
Infelizmente não estamos conseguindo postar com link!
Portanto pedimos desculpas pelo encomodo mas deixamos aqui uma soluão
Colar o endereço abaixo na barra de endereços, lembrando que é preciso colá-lo depois de
www .orkut.com/
Profile.aspx?uid=12628342274374260507
atenciosamente!
;*
Portanto pedimos desculpas pelo encomodo mas deixamos aqui uma soluão
Colar o endereço abaixo na barra de endereços, lembrando que é preciso colá-lo depois de
www .orkut.com/
Profile.aspx?uid=12628342274374260507
atenciosamente!
;*
Gabs- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Oi turma, parabéns pelo relatório e pela aula prática. Vcs precisam me orientar para poder ver o vídeo. Espero que no 2º semestre o envolvimento com o projeto seja muito maior e que consiga colocar em pratica o caso das sacola de pano.
Cristina
Cristina
Cristina- Convidado
SEGUNDO SEMESTRE
Planejamento para o 2º semestre:
- Pesquisa mais específica sobre usinas de compostagem e/ou outras alternativas para o destino do lixo;
- Integrar o programa de uso das sacolas de pano ao trabalho;
- Realizar novas receitas;
- Gravar vídeos na feira, incluindo a degustação das receitas, o uso das sacolas de pano (no vídeo nos vamos desafiar um consumidor a usar uma sacola de pano, que nós vamos dar, durante a feira ao invéz das sacolinhas plásticas), entrevistas com feirantes e consumidores, etc;
- Ida à subprefeitura para conhecer o destino do lixo da feira;
- Desenvolver a partir do nosso trabalho um programa social (opção: almoço beneficente com comidas reaproveitáveis);
- Montagem da apresentação do trabalho.
PARA 7/08
Cada aluno vai levar a sua pesquisa (ou uma fonte de pesquisa) sobre usinas de compostagem ou qualquer outra alternativa (vamos pesquisar sobre biomassa também) e na aula vamos pesquisar, sintetizar e discutir sobre tudo o que foi pesquisado e finalmente decidir qual ou quais das propostas para um bom destino do lixo vamos incluir no trabalho.
Se der tempo, vamos tentar conversar com a aluna Érica sobre as sacolinhas de pano (pois foi o trabalho dela na Fetec do ano passado).
- Pesquisa mais específica sobre usinas de compostagem e/ou outras alternativas para o destino do lixo;
- Integrar o programa de uso das sacolas de pano ao trabalho;
- Realizar novas receitas;
- Gravar vídeos na feira, incluindo a degustação das receitas, o uso das sacolas de pano (no vídeo nos vamos desafiar um consumidor a usar uma sacola de pano, que nós vamos dar, durante a feira ao invéz das sacolinhas plásticas), entrevistas com feirantes e consumidores, etc;
- Ida à subprefeitura para conhecer o destino do lixo da feira;
- Desenvolver a partir do nosso trabalho um programa social (opção: almoço beneficente com comidas reaproveitáveis);
- Montagem da apresentação do trabalho.
PARA 7/08
Cada aluno vai levar a sua pesquisa (ou uma fonte de pesquisa) sobre usinas de compostagem ou qualquer outra alternativa (vamos pesquisar sobre biomassa também) e na aula vamos pesquisar, sintetizar e discutir sobre tudo o que foi pesquisado e finalmente decidir qual ou quais das propostas para um bom destino do lixo vamos incluir no trabalho.
Se der tempo, vamos tentar conversar com a aluna Érica sobre as sacolinhas de pano (pois foi o trabalho dela na Fetec do ano passado).
Gabs- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Ok turma não vou dar nem - e nem + deixo em branco.
Prof Cristina
Prof Cristina
Cristina- Convidado
aula 14/08
Na última aula dia 7/08, nós discutimos sobre as pesquisas do destino do lixo
além disso durante nossas conversas surgiram várias idéias novas para o trabalho cmo por exemplo, visitas à uma usina de compostagem ou algum lugar em que se tenha produção de biomassa.
RESUMO DAS PESQUISAS
Usinas de compostagem
No processo, há uma prévia separação de materiais (gerenciamento de lixo), encontrados no lixo: são separados os metais, papelão, trapos, plásticos, vidros - e esses são destinados aos aterros ou usinas de reciclagem. A matéria orgânica restante (aproximadamente 50%), transforma-se num fertilizante orgânico que é chamado composto. O composto é um produto homogêneo e pasteurizado, com cheiro e aspecto semelhantes ao da terra vegetal. É ótima fonte de matéria orgânica, com diversos micro-nutrientes essenciais à agricultura e jardinagem. É um excelente recondicionador da terra, pois é diretamente assimilado pelas raízes das plantas.
relação custo/benefício que essa técnica oferece tem justificado um crescente interesse de inúmeros municípios e ecologistas. Uma usina com apenas um bioestabilizador orgânico é capaz de tratar mais de 90 toneladas/dia de lixo - ou seja, a produção diária de lixo de uma população de 100.000 habitantes.
Biomassa
Biomassa é a matéria orgânica utilizada na produção de energia.As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.
A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO2 nos hidratos de carbono, liberando oxigênio. Assim, a utilização da biomassa, desde que não seja de forma predatória, não altera a composição da atmosfera.
A biomassa se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. A semelhança entre os motores com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis é outra vantagem. Dessa forma, a substituição das formas de obtenção de energia não teria impacto tão grande na indústria automobilística.
A biomassa é o elemento principal de diversos novos tipos de combustíveis e fontes de energia como o bio-óleo, o biogás, o BTL e o biodiesel.
PARA AULA DO DIA 14/08
Vamos tentar fazer uma visita à subprefeitura e se possível à alguma usina de compostagem.
Com permissão da professora vamos tentar ir na terça-feira durante a aula de Física à subprefeitura.
Se isso acontecer, vamos tentar ir à uma usina na quinta-feira, se não for possível vamos tentar conversar com a Érica [sobre sacolinhas de pano] , pois não conversamos na última aula.
além disso durante nossas conversas surgiram várias idéias novas para o trabalho cmo por exemplo, visitas à uma usina de compostagem ou algum lugar em que se tenha produção de biomassa.
RESUMO DAS PESQUISAS
Usinas de compostagem
No processo, há uma prévia separação de materiais (gerenciamento de lixo), encontrados no lixo: são separados os metais, papelão, trapos, plásticos, vidros - e esses são destinados aos aterros ou usinas de reciclagem. A matéria orgânica restante (aproximadamente 50%), transforma-se num fertilizante orgânico que é chamado composto. O composto é um produto homogêneo e pasteurizado, com cheiro e aspecto semelhantes ao da terra vegetal. É ótima fonte de matéria orgânica, com diversos micro-nutrientes essenciais à agricultura e jardinagem. É um excelente recondicionador da terra, pois é diretamente assimilado pelas raízes das plantas.
relação custo/benefício que essa técnica oferece tem justificado um crescente interesse de inúmeros municípios e ecologistas. Uma usina com apenas um bioestabilizador orgânico é capaz de tratar mais de 90 toneladas/dia de lixo - ou seja, a produção diária de lixo de uma população de 100.000 habitantes.
Biomassa
Biomassa é a matéria orgânica utilizada na produção de energia.As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.
A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO2 nos hidratos de carbono, liberando oxigênio. Assim, a utilização da biomassa, desde que não seja de forma predatória, não altera a composição da atmosfera.
A biomassa se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. A semelhança entre os motores com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis é outra vantagem. Dessa forma, a substituição das formas de obtenção de energia não teria impacto tão grande na indústria automobilística.
A biomassa é o elemento principal de diversos novos tipos de combustíveis e fontes de energia como o bio-óleo, o biogás, o BTL e o biodiesel.
PARA AULA DO DIA 14/08
Vamos tentar fazer uma visita à subprefeitura e se possível à alguma usina de compostagem.
Com permissão da professora vamos tentar ir na terça-feira durante a aula de Física à subprefeitura.
Se isso acontecer, vamos tentar ir à uma usina na quinta-feira, se não for possível vamos tentar conversar com a Érica [sobre sacolinhas de pano] , pois não conversamos na última aula.
Gabs- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Ok turminha , vcs estão de parabéns, para 3ª F não deixe de trazer uma autorização, para 5ª F tb se forem fazer visita na usina de compostagem, se não der certo a visita vcs dizem que vão conversar com a Erica, nesse caso tem que conversar antes da aula pois nas aulas de PIA o grupo faz suas atividades fora da escola.
Thau...
Prfª Cristina
Thau...
Prfª Cristina
Cristina- Convidado
AULA 28/08
Na última aula o nosso grupo atingiu mais um objetivo para esse semestre
conseguimos conversar com a Érica sobre a integração das sacolas de pano no nosso projeto.
Vamos pegar o material com ela na segunda-feira
Portanto, postamos o resumo aqui na próxima semana.
Para dia 28/08 pretendemos finalmente ir à subprefeitura
Já coseguimos o telefone e agora só precisamos nos informar se poderemos ser atendidos.
E vamos levar autorizações fixas para todas as aulas de PIA que deverão ser realizadas externamente.
atenciosamente
conseguimos conversar com a Érica sobre a integração das sacolas de pano no nosso projeto.
Vamos pegar o material com ela na segunda-feira
Portanto, postamos o resumo aqui na próxima semana.
Para dia 28/08 pretendemos finalmente ir à subprefeitura
Já coseguimos o telefone e agora só precisamos nos informar se poderemos ser atendidos.
E vamos levar autorizações fixas para todas as aulas de PIA que deverão ser realizadas externamente.
atenciosamente
Gabs- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Pedimos desculpas por não termos postado nas últimas duas semanas; e mostramos abaixo um resumo do que fizemos desde a última postagem:
Em primeiro lugar, aqui vai um pouco do que foi discutido pelo grupo sobre a exposição: “lixo útil ", e o que nós usaremos em nosso trabalho.
Como por exemplo, dados sobre a quantidade e os destinos do lixo orgânico no Brasil:
- aproximadamente 70% de todo o lixo produzido no Brasil é orgânico, característica comum aos países subdesenvolvidos.
- O destino desse lixo é, em maioria, lixões a céu aberto (73%), e o restante é distribuído por aterros sanitários não-controlados e controlados,
e apenas 1% vai para usinas de compostagem.
O melhor destino ( segundo pesquisas feitas pelo grupo e informações da exposição) são os aterros sanitários controlados - que diminuem o impacto ambiental e transformam o metano liberado pelo lixo orgânico em energia - e as usinas de compostagem - que extraem grande parte do potencial de reaproveitamento do lixo beneficiando o solo - que ainda são muito precários no Brasil, mas que se tornarão, daqui a alguns anos, uma alternativa inevitável.
Em segundo lugar, demos continuidade às pequisas sobre as sacolinhas plásticas auxiliados pela Érica, e começamos a formular nossa proposta para a redução delas. Na última aula (11/09) fizemos uma visita à feira e observamos o uso que eé feito das sacolas plásticas e notamos que:
- os consumidores que usam o carrinho de feira, em geral, utilizam uma sacola plástica por produto( só a de proteção).
- os consumidores que nao usam carrinho de feira, em geral, usam duas ou três sacolas plásticas ( uma de proteção, mais uma ou duas para o transporte).
- não vimos nenhum consumidor utilizar as sacolas de pano ou fibra.
Para a próxima aula:
18/09 - Pretendemos organizar o material colhido tanto da exposição quanto sobre as sacolas plásticas e começar a fazer “o roteiro” de nosso documentário sobre o trabalho.
Em primeiro lugar, aqui vai um pouco do que foi discutido pelo grupo sobre a exposição: “lixo útil ", e o que nós usaremos em nosso trabalho.
Como por exemplo, dados sobre a quantidade e os destinos do lixo orgânico no Brasil:
- aproximadamente 70% de todo o lixo produzido no Brasil é orgânico, característica comum aos países subdesenvolvidos.
- O destino desse lixo é, em maioria, lixões a céu aberto (73%), e o restante é distribuído por aterros sanitários não-controlados e controlados,
e apenas 1% vai para usinas de compostagem.
O melhor destino ( segundo pesquisas feitas pelo grupo e informações da exposição) são os aterros sanitários controlados - que diminuem o impacto ambiental e transformam o metano liberado pelo lixo orgânico em energia - e as usinas de compostagem - que extraem grande parte do potencial de reaproveitamento do lixo beneficiando o solo - que ainda são muito precários no Brasil, mas que se tornarão, daqui a alguns anos, uma alternativa inevitável.
Em segundo lugar, demos continuidade às pequisas sobre as sacolinhas plásticas auxiliados pela Érica, e começamos a formular nossa proposta para a redução delas. Na última aula (11/09) fizemos uma visita à feira e observamos o uso que eé feito das sacolas plásticas e notamos que:
- os consumidores que usam o carrinho de feira, em geral, utilizam uma sacola plástica por produto( só a de proteção).
- os consumidores que nao usam carrinho de feira, em geral, usam duas ou três sacolas plásticas ( uma de proteção, mais uma ou duas para o transporte).
- não vimos nenhum consumidor utilizar as sacolas de pano ou fibra.
Para a próxima aula:
18/09 - Pretendemos organizar o material colhido tanto da exposição quanto sobre as sacolas plásticas e começar a fazer “o roteiro” de nosso documentário sobre o trabalho.
susan- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Ok turma , boa postagem ou melhor boa pesquisa , bom trabalo para vcs, não deixe de postarem .
Cristina- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Peço desculpas pelo atraso da postagem '-', esse texto deveria ter sido postado no dia 19/09.
Como a Susan disse, nós organizamos o material do trabalho na aula do dia 18/09, discutindo toda informação coletada na exposição do lixo do Shopping Eldorado.
Um assunto em debate nos dias de hoje é qual forma de obtenção de energia os países devem utilizar e o quão limpa ela é. O desenvolvimento tecnológico trouxe consigo avanços em todos os setores da vida prática e cotidiana, mas também exigiu na natureza mais do que ela podia oferecer.
Não só as grandes empresas, mas também pessoas como nós, vimo-nos na obrigação de nos conscientizarmos quanto ao lixo que produzimos. Seja reciclando, diminuindo o uso de sacolas plásticas ou até mesmo evitando o desperdício de alimentos, as pessoas têm o poder sobre o mundo em que vivemos; um mundo no qual as gerações futuras viverão.
A energia a partir do lixo é uma aparente solução ao dilema que tem sido o destino das toneladas de lixo produzido pelas metrópoles. A biomassa foi discutida como um todo pelos integrantes do grupo, sendo consideradas suas vantagens e desvantagens. A tecnologia ainda é limitada, a aceitação das pessoas tem ocorrido lentamente, mas tudo indica que num futuro próximo essa fonte de energia será utilizada como matriz por grande parte dos países, que não verão outra forma de eliminar os "resíduos" da globalização.
Para a próxima aula (25/09):
- Pretendemos ir à feira novamente para filmar a "rotina" dos feirantes e indagar dos mesmos quais são as medidas tomadas quanto às sobras de um dia de feira;
- Capturar imagens dos alimentos desperdiçados e conscientizar os consumidores sobre as vantagens do uso da sacola de pano.
Como a Susan disse, nós organizamos o material do trabalho na aula do dia 18/09, discutindo toda informação coletada na exposição do lixo do Shopping Eldorado.
Um assunto em debate nos dias de hoje é qual forma de obtenção de energia os países devem utilizar e o quão limpa ela é. O desenvolvimento tecnológico trouxe consigo avanços em todos os setores da vida prática e cotidiana, mas também exigiu na natureza mais do que ela podia oferecer.
Não só as grandes empresas, mas também pessoas como nós, vimo-nos na obrigação de nos conscientizarmos quanto ao lixo que produzimos. Seja reciclando, diminuindo o uso de sacolas plásticas ou até mesmo evitando o desperdício de alimentos, as pessoas têm o poder sobre o mundo em que vivemos; um mundo no qual as gerações futuras viverão.
A energia a partir do lixo é uma aparente solução ao dilema que tem sido o destino das toneladas de lixo produzido pelas metrópoles. A biomassa foi discutida como um todo pelos integrantes do grupo, sendo consideradas suas vantagens e desvantagens. A tecnologia ainda é limitada, a aceitação das pessoas tem ocorrido lentamente, mas tudo indica que num futuro próximo essa fonte de energia será utilizada como matriz por grande parte dos países, que não verão outra forma de eliminar os "resíduos" da globalização.
Para a próxima aula (25/09):
- Pretendemos ir à feira novamente para filmar a "rotina" dos feirantes e indagar dos mesmos quais são as medidas tomadas quanto às sobras de um dia de feira;
- Capturar imagens dos alimentos desperdiçados e conscientizar os consumidores sobre as vantagens do uso da sacola de pano.
Giorgia- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Oi turma quero saber o que está acontecendo com vcs, na aula passada , pelo o que sei foram a sub pefeitura ou não? Até agora 21hora e dez minutos e não postaram nada, estamos na fase final do projeto, na aula do dia 16/10 teram que apresentar um esbolço do que sera exposto e como será exposto. Pense , se precisar falar comigo é sõ me procurar. Thau
Cristina- Convidado
AULAS DOS DIAS 02/10 e 09/10
Bem, como não foi postado nada a respeito do dia 09/10 eu vou fazer um relato simples sobre esta aula antes de começar a postagem dessa última quinta-feira.
ps: a mudança de horário facilitou muito o "desenrolar" do nosso projeto
No dia 09/10 saímos bem rápido da escola para não perder tempo e fomos até à subprefeitura de Pinheiros; lá conseguimos falar com a Renata, uma fiscal de feira.
Segundo ela, a subprefeitura de Pinheiros é responsável pela fiscalização de 24 feiras e, em nenhuma delas, o destino das sobras é algum lugar diferente dos lixões à ceu aberto;
Disse-nos que a limpeza das ruas, após o horário da feira, é responsabilidade da Limpurb-uma empresa tercerizada encarregada da 'coleta de lixo urbano'.
Alem disso conversamos bastante com ela a respeito da utilização das sacolinhas plásticas em excesso e da constante preocupação dos consumidores com a 'estética' do alimentos; para ela, a redução básica (chamamos de básica a redução que poderia ser feita se fosse levada em consideração a qualidade e não a aparência do alimento) do lixo da feira está relacionada, acima de tudo, com os 'aspectos culturais' das pessoas, ou seja, as questões ambientais, a reciclagem, o reaproveitamento, tudo isso são coisas recentes para muitas pessoas e boa parte delas nunca pensou na quantidade de lixo que aquele tomatinho batido aqui, aquela folhinha feia lá, pode produzir.
E ainda conversamos sobre vários outros assuntos.
Depois, fomos até a feira e falamos com aquele mesmo feirante que havia conversado com a gente semestre passado, só que dessa vez gravamos tudo que ele tinha a nos dizer, já que, optamos por realizar uma espécie de documentário no nosso trabalho ao invéz de um vídeo simples.
dia 09/10
Pedimos um ofício na secretário para podermos gravar o depoimento da Renata- a fiiscal de feira da subprefeitura- fizemos isso pois, na nossa visita ela disse que não podia gravar com a gente sem um pedido oficial já que ela vai estar falando em nome da subprefeitura.
Enfim, conseguimos o ofício e fomos lá entregar.
Protocolamos uma cópia e, como a Renata não estava lá, pegamos o telefone dela para agendar a nossa visita para a próxima aula
ps: na nossa primeira visita à subprefeituram, a Renata disse que talvez conseguisse o depoimento de um representante da Limpurb também, o que seria muito bom para o nosso documentário.
Voltamos para a escola e começamos a esboçar o cartaz do nosso stand.
as idéias são:
- colar as fotos que temos; - distribuir pelo cartaz frases importantes retiradas dos depoimentos;- tentar fazer alguma "arte" com alimentos reaproveitados (uma colagem, por exemplo)
Para a próxima aula: 16/10
- Pretendemos gravar o depoimento da Renata;
- Gravar o desafio da sacolinha de pano (o que não fizemos aula passado pq não deu tempo :/ )
- Entregar o esboço do nosso cartaz e o roteiro do documentário
é só,
beeeeeijos ;*
ps: a mudança de horário facilitou muito o "desenrolar" do nosso projeto
No dia 09/10 saímos bem rápido da escola para não perder tempo e fomos até à subprefeitura de Pinheiros; lá conseguimos falar com a Renata, uma fiscal de feira.
Segundo ela, a subprefeitura de Pinheiros é responsável pela fiscalização de 24 feiras e, em nenhuma delas, o destino das sobras é algum lugar diferente dos lixões à ceu aberto;
Disse-nos que a limpeza das ruas, após o horário da feira, é responsabilidade da Limpurb-uma empresa tercerizada encarregada da 'coleta de lixo urbano'.
Alem disso conversamos bastante com ela a respeito da utilização das sacolinhas plásticas em excesso e da constante preocupação dos consumidores com a 'estética' do alimentos; para ela, a redução básica (chamamos de básica a redução que poderia ser feita se fosse levada em consideração a qualidade e não a aparência do alimento) do lixo da feira está relacionada, acima de tudo, com os 'aspectos culturais' das pessoas, ou seja, as questões ambientais, a reciclagem, o reaproveitamento, tudo isso são coisas recentes para muitas pessoas e boa parte delas nunca pensou na quantidade de lixo que aquele tomatinho batido aqui, aquela folhinha feia lá, pode produzir.
E ainda conversamos sobre vários outros assuntos.
Depois, fomos até a feira e falamos com aquele mesmo feirante que havia conversado com a gente semestre passado, só que dessa vez gravamos tudo que ele tinha a nos dizer, já que, optamos por realizar uma espécie de documentário no nosso trabalho ao invéz de um vídeo simples.
dia 09/10
Pedimos um ofício na secretário para podermos gravar o depoimento da Renata- a fiiscal de feira da subprefeitura- fizemos isso pois, na nossa visita ela disse que não podia gravar com a gente sem um pedido oficial já que ela vai estar falando em nome da subprefeitura.
Enfim, conseguimos o ofício e fomos lá entregar.
Protocolamos uma cópia e, como a Renata não estava lá, pegamos o telefone dela para agendar a nossa visita para a próxima aula
ps: na nossa primeira visita à subprefeituram, a Renata disse que talvez conseguisse o depoimento de um representante da Limpurb também, o que seria muito bom para o nosso documentário.
Voltamos para a escola e começamos a esboçar o cartaz do nosso stand.
as idéias são:
- colar as fotos que temos; - distribuir pelo cartaz frases importantes retiradas dos depoimentos;- tentar fazer alguma "arte" com alimentos reaproveitados (uma colagem, por exemplo)
Para a próxima aula: 16/10
- Pretendemos gravar o depoimento da Renata;
- Gravar o desafio da sacolinha de pano (o que não fizemos aula passado pq não deu tempo :/ )
- Entregar o esboço do nosso cartaz e o roteiro do documentário
é só,
beeeeeijos ;*
Gabs- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Ok turma, tem um grupo do 2ºB que esta trabalhando em cima das sacolinhas, procure conversar com eles ... Thau
Cristina- Convidado
Dia 16/10/08
No dia 16/10/08 (Quinta-feira,16 de outubro de 2008), o nosso grupo de PIA( projeto de Intervenção Ambiental), fez novamente uma visita na feira. Onde inicialmente, gostaríamos de propor às pessoas que frequentam a feira, um desafio: No lugar das sacolas de plástico, porque não sacolinhas reutilizáveis? Onde as pessoas diminuiram um outro tipo de lixo da feira, que são as sacolinahs de plástico. Porém, no tempo que permanecemos na feira, por volta de uns 35 minutos, nao conseguimos achar quase ninguém com muitas sacolinhas de plástico, quase todas as pessoas(principalmente senhoras de idade), usavam sacolinahs reutilizáveis e até mesmo carrinhos.As poucas pessoas que encotramos, que "não eram ecologicamente corrretos", não quiseram nem ao menos ouvir a proposta. Nesse meio tempo conversamos com uma senhora miuda, porém com uma aparencia forte, era uma senhora simpática, que não se improtou em ouvir nosso projeto e comentar alguams cosias conosco. Ela usava sacolinha reutilizável. Após esses longos 35 minutos de ardua procura, nós decidimos mudar de plano. "Vamos filmar ao comportamento das pessoas, e dizer o que seria "correto" e o que seria "errado". " disse Gabrielly, que logo fora apoiada por todos do grupo. Após as filmagens, decidimso retornar à area do colégio Guaracy Silveira, o sol estava subindo depressa, quase apino, o que indicava que ja passara das dez. Voltamos à sala de aula e covnersamos com a nossa professora de projeto, Christina Mehler. Nós explicamos o que haviamos feito e recebemos algumas dicas da professora. Após a calorosa conversa, a professora se afastou e foi, como de costume, visitar outros grupos. Nós por vez, estavamos decidindo a montagem do trabalho dno dia da exposição.
Próxima aula: Na próxima aula, iremos acertar algumas cosias da montagem, e tentaremos mais uma vez ir a sub-prfeitura, gravar o depoimento de Renata. Renata foi o a mulher que nos atendera da ultima vez. Tentamos a semana inteira marcar horário com ela, mais não conseguimos. Esperamos que dessa vez dê certo.
Próxima aula: Na próxima aula, iremos acertar algumas cosias da montagem, e tentaremos mais uma vez ir a sub-prfeitura, gravar o depoimento de Renata. Renata foi o a mulher que nos atendera da ultima vez. Tentamos a semana inteira marcar horário com ela, mais não conseguimos. Esperamos que dessa vez dê certo.
Brubs- Convidado
Re: Para onde vai o lixo da feira?
Ok turma. Quero pedir desculpa por sair logo, acredito que já passaram as informações necessarias, e vou para outro grupo, o tempo de aula para vcs parece ser longo, mas para mim se torna curto. Quero informar que a nossa exposição já esta marcada (17, 18 e 19/11). Mais uma coisa ao ler a postagem do Bruno veio uma ídeia , que o desafio da sacolinhas vcs deveriam tentar fazer num supermercado na boca do caixa, pois no supermercado usam muito mais sacolas de plástico que na feira. As sacola de plástico do Carrefour está com os seguintes dizeres:" Ajude-nos a diminuir o uso das sacolas de plásticos""
Cristina- Convidado
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