"Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
2 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
"Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Tema Gerador: “Guaracy Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”
Título: “Uma semente hoje, uma árvore amanhã”
Público alvo: comunidade escolar da ETEC e de uma escola estadual da região.
Tempo de duração: 50 minutos por semana (+ou-)
Justificativa: Porque é mais difícil ensinar sobre intervenção ambiental para um aluno do 2º ano que já tem opinião formada, do que, para uma criança que ainda está formando sua opinião e poderá fazer a diferença.
Objetivo: Ensinar o quão importante são as intervenções ambientais para as possíveis futuras gerações do Guaracy.
Ensinar:
- O que é meio ambiente (ecossistema)
- poluição
- lixo (sacolas plásticas)
- reciclagem
- água (ciclo, a importância, desperdício e racionamento)
- reflorestamento (desmatamento)
Metodologia: Aulas preparadas com antecedência, que procurem envolver o aluno com o tema despertando seu interesse.
Título: “Uma semente hoje, uma árvore amanhã”
Público alvo: comunidade escolar da ETEC e de uma escola estadual da região.
Tempo de duração: 50 minutos por semana (+ou-)
Justificativa: Porque é mais difícil ensinar sobre intervenção ambiental para um aluno do 2º ano que já tem opinião formada, do que, para uma criança que ainda está formando sua opinião e poderá fazer a diferença.
Objetivo: Ensinar o quão importante são as intervenções ambientais para as possíveis futuras gerações do Guaracy.
Ensinar:
- O que é meio ambiente (ecossistema)
- poluição
- lixo (sacolas plásticas)
- reciclagem
- água (ciclo, a importância, desperdício e racionamento)
- reflorestamento (desmatamento)
Metodologia: Aulas preparadas com antecedência, que procurem envolver o aluno com o tema despertando seu interesse.
erikinha- Convidado
projeto
O projeto visa à implantação de uma extensão do projeto de intervenção ambiental na escola estadual Alfredo Bresser e para isso o grupo necessitou de conversas com os representantes do projeto que foi implantado no ano passado, e suas opiniões. Foi criado um relatório que será entregue á direção de ambas as escolas buscando autorização para a implantação do projeto. Essa semana o grupo conversará com a direção da escola e ainda neste bimestre implantará o projeto.
erikinha- Convidado
Projeto
14/05 -- Nao foi passado o objetivo (o que será realizado) na aula de 15/05.Para proxima semana tem que ser postado o que foi desenvolvido nesta aula e o objetivo da proxima aula.
Thau
Cristina
Thau
Cristina
Cristina- Convidado
Aula dia 15/05
Na aula de 15/05 o grupo de P.I.A dirigiu-se até a E.E Alfredo Bresser visando uma conversa com a direção da escola para a implantação do Projeto.
No dia em que o grupo foi até a escola o diretor não estava presente, portanto, foi dever do grupo ir em um horário fora do horário da aula de P.I.A, para poder conversar com a direção.
O grupo dirigiu-se novamente até a escola no dia 21/05 (fora do horário de aula) e conseguiu junto à direção da escola autorização para a implantação do projeto.
No dia em que o grupo foi até a escola o diretor não estava presente, portanto, foi dever do grupo ir em um horário fora do horário da aula de P.I.A, para poder conversar com a direção.
O grupo dirigiu-se novamente até a escola no dia 21/05 (fora do horário de aula) e conseguiu junto à direção da escola autorização para a implantação do projeto.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Professora, não foi a passada a relação dos membros do grupo.
São eles:
Erica nº 12
Carlos nº 10
Noelle nº 24
Arão Nicolas nº 04
Bruna Martins nº 06
São eles:
Erica nº 12
Carlos nº 10
Noelle nº 24
Arão Nicolas nº 04
Bruna Martins nº 06
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
29/05
Na aula do dia 29/05, os alunos do projeto irão até a escola Alfredo Bresser onde terão seu primeiro contato com os alunos. Será realizada uma pequena atividade para conhecer o perfil dos alunos e seu grau de conhecimento.
Atráves desse contato, será estabelecido o conteúdo das futuras aulas.
Os alunos do projeto chegaram no final da 2º aula, pois, é mais cômodo dirigir-se diretamente á escola onde o projeto será realizado.
Atráves desse contato, será estabelecido o conteúdo das futuras aulas.
Os alunos do projeto chegaram no final da 2º aula, pois, é mais cômodo dirigir-se diretamente á escola onde o projeto será realizado.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Projeto
Tudo Ok.para proxima semana postam o que foi desenvolvido neta aula. como foi e o objetivo das aulas do dia 05/06. Não se esqueçam de desenvolver cartazes para semana do meio ambiente, converse com o pessoal da classe para saber o tema da sala. Procure postar sempre até sexta após a aula no maximo até sabado. Thau
Cristina
Cristina
Cristina- Convidado
Aula dia 28/05 (andamento)
Na aula do dia 28/05 o grupo dirigiu-se até a escola E.E Alfredo Bresser, onde teve o primeiro contato com as crianças.
O grupo observou o comportamento dos alunos e procurou anotar informações como: interesse, comportamento, alfabetização, entre outros.
As salas com que o grupo vai trabalhar são: 3ªA e 3ªB.
Ambas as salas mostraram-se entusiasmadas com a oportunidade de continuar o projeto que foi desenvolvido o ano passado e gostaram da idéia.
Nesse término de bimestre o grupo vai procurar trabalhar com o que as crianças já aprenderam e tentar descobrir através de atividades o que elas ainda lembram sobre o assunto.
O grupo observou o comportamento dos alunos e procurou anotar informações como: interesse, comportamento, alfabetização, entre outros.
As salas com que o grupo vai trabalhar são: 3ªA e 3ªB.
Ambas as salas mostraram-se entusiasmadas com a oportunidade de continuar o projeto que foi desenvolvido o ano passado e gostaram da idéia.
Nesse término de bimestre o grupo vai procurar trabalhar com o que as crianças já aprenderam e tentar descobrir através de atividades o que elas ainda lembram sobre o assunto.
erikinha- Convidado
Aula dia 05/06
Na aula com as crianças no dia 05/06, o grupo desenvolverá uma dinâmica com as crianças visando conhecer o quanto elas se lembram do que foi mostrado à elas no ano passado.
Com essa dinâmica o grupo poderá conhecer melhor os alunos e montar as atividades que serão propostas a eles durante o decorrer das aulas.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
o Grupo desenvolveu um cartaz com o subtema: Qual a posição do Brasil em relação á internacionalização da Amazônia?
O cartaz será entregue aos organizadores do projeto da sala na quinta feira e eles divulgaram na escola. Já foi passado isso a professora.
Com essa dinâmica o grupo poderá conhecer melhor os alunos e montar as atividades que serão propostas a eles durante o decorrer das aulas.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
o Grupo desenvolveu um cartaz com o subtema: Qual a posição do Brasil em relação á internacionalização da Amazônia?
O cartaz será entregue aos organizadores do projeto da sala na quinta feira e eles divulgaram na escola. Já foi passado isso a professora.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Oi turma espero que vcs gostem do seu projeto apartir de agora, pois até então estavam muito alienados. Boa sorte .
Profª Cristina
Profª Cristina
Cristina- Convidado
Aula dia 05/06 (andamento)
Na aula do dia 05/06 o grupo dirigiu-se até a E.E Alfredo Bresser para uma atividade com os alunos das terceiras séries.
As atividades propostas foram: "Qual animal seu Amigo mais gosta", e "Desenhe o animal mais estranho que você já viu".
- Qual animal seu amigo mais gosta?
Essa dinâmica consistiu em fazer com que as crianças se apresentassem dizendo seu nome, sua idade e falando qual o bicho ela achava que o seu colega de trás gostava. Com essa atividade podemos ver o grau de conhecimento das crianças em relação aos animais e conhecer seus nomes de uma forma divertida.
As terceiras série A e B se diferem em vários aspectos, e essas diferenças foram notadas pelo grupo no decorrer das atividades.
- Desenhe o animal mais estranho que você já viu.
Nessa atividade o grupo entregou uma folha de sulfite para as crianças e elas desenvolveram desenhos tentando retratar qual o bicho mais estranho que elas já haviam visto.
A atividade ocorreu muito bem e o grupo esta com o material.
As duas atividades servirão de base para a próxima aula do dia 12/06 onde o grupo ensinará aos alunos o esquema da Cadeia Alimentar.
Profª Cristina, os detalhes da próxima aula, serão dados em outro post.
Obrigada!
As atividades propostas foram: "Qual animal seu Amigo mais gosta", e "Desenhe o animal mais estranho que você já viu".
- Qual animal seu amigo mais gosta?
Essa dinâmica consistiu em fazer com que as crianças se apresentassem dizendo seu nome, sua idade e falando qual o bicho ela achava que o seu colega de trás gostava. Com essa atividade podemos ver o grau de conhecimento das crianças em relação aos animais e conhecer seus nomes de uma forma divertida.
As terceiras série A e B se diferem em vários aspectos, e essas diferenças foram notadas pelo grupo no decorrer das atividades.
- Desenhe o animal mais estranho que você já viu.
Nessa atividade o grupo entregou uma folha de sulfite para as crianças e elas desenvolveram desenhos tentando retratar qual o bicho mais estranho que elas já haviam visto.
A atividade ocorreu muito bem e o grupo esta com o material.
As duas atividades servirão de base para a próxima aula do dia 12/06 onde o grupo ensinará aos alunos o esquema da Cadeia Alimentar.
Profª Cristina, os detalhes da próxima aula, serão dados em outro post.
Obrigada!
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Oi turma , tudo Ok em relação as aulas do dia 5/06. Para as aulas do dia 12/06 além dos objetivos propostos ou melhor a ida ao Alfredo Bessa, vcs tem que iniciar o relatório do semestre que deve ser postado até o dia 20/06. Esse relatório deve ter:
- Introdução
- Desenvolvimento (o que foi desenvolvido, como foi desenvolvido)
- Conclusão ( quais objetivos atingidos, se não conseguiram atingir, porque)
- Auto avaliação de cada componente do grupo). Thau
Profª Cristina
- Introdução
- Desenvolvimento (o que foi desenvolvido, como foi desenvolvido)
- Conclusão ( quais objetivos atingidos, se não conseguiram atingir, porque)
- Auto avaliação de cada componente do grupo). Thau
Profª Cristina
Cristina- Convidado
Aula 12/06
Na aula do dia 12/06 o grupo se dirigirá a escola Alfredo Bresser para a realização de mais uma aula.
O conteúdo dessa aula será sobre CADEIA ALIMENTAR.
O grupo irá explicar aos alunos as informações básicas sobre cadeia alimentar e fará um atividade onde, cada aluno terá que montar sua própria cadeia alimentar baseada nas informações que o grupo dará.
O relatório será preparado pelo grupo baseado nas aulas e nas atividades que foram propostas pelo grupo.
O grupo montará um fotolog onde divulgará as fotos das aulas desenvolvidas.
O conteúdo dessa aula será sobre CADEIA ALIMENTAR.
O grupo irá explicar aos alunos as informações básicas sobre cadeia alimentar e fará um atividade onde, cada aluno terá que montar sua própria cadeia alimentar baseada nas informações que o grupo dará.
O relatório será preparado pelo grupo baseado nas aulas e nas atividades que foram propostas pelo grupo.
O grupo montará um fotolog onde divulgará as fotos das aulas desenvolvidas.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula 12/06 (andamento)
Na aula do dia 12/06 foi desenvolvida a atividade sobre cadeia alimentar.
O grupo montou um esquema na lousa, e com a ajuda dos alunos, montou o ciclo da cadeia alimentar e explicou passo a passo como ela é formada.
Não houve tempo de passar uma atividade onde eles montariam uma cadeia alimentar com o material que o grupo vai lhes proporcionar, então, daremos continuidade a aula no dia 19/06.
O grupo montou um esquema na lousa, e com a ajuda dos alunos, montou o ciclo da cadeia alimentar e explicou passo a passo como ela é formada.
Não houve tempo de passar uma atividade onde eles montariam uma cadeia alimentar com o material que o grupo vai lhes proporcionar, então, daremos continuidade a aula no dia 19/06.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula dia 19/06
Na aula do dia 19/06 o grupo se dirigirá a escola E.E Alfredo Bresser e fará a continuação da atividade sobre cadeia alimentar. Nessa aula, os alunos irão montar suas próprias cadeias alimentares com o material que o grupo irá fornecer.
No dia 20/06 será postado o relatório de todas as aulas de P.I.A e o endereço do fotolog...
No dia 20/06 será postado o relatório de todas as aulas de P.I.A e o endereço do fotolog...
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Na aula do dia 19/06 demos continuidade ao conteúdo da Cadeia Alimentar, entregando a cada criança uma xerox onde de um lado havia três desenhos e do outro as palavras "Produtor", "Consumidor Primário" e "Consumidor Secundário". A tarefa das crianças era ligar os desenhos à essas palavras, considerando o que era produtor, consumidor primário e consumidor secundário. Por exemplo, numa das folhas havia o desenho de grama, uma vaca e uma onça. As crianças ligavam cada desenho a sua palavra correspondente.
A atividade ocorreu normalmente, as crianças tiveram poucas dificuldades e nós ajudamos em qualquer atividade. Nosso próximo plano para a próxima aula ( 26/06 ) é entrar no assunto da fotossíntese.
O projeto está correndo muito bem, com grande apoio de ambos os colégios. As crianças estão empenhadas em aprender e realmente está sendo muito bom para todo o grupo realizar essa atividade. Esperamos no 2º semestre ter atividades mais elaboradas ainda e dar o máximo de conhecimento à essas crianças.
Obs. Segue o link do fotolog do projeto. Pretendemos atualizá-lo todas as semanas.
http://www.fotolog.com/seeudear
Tchau professora. =)
A atividade ocorreu normalmente, as crianças tiveram poucas dificuldades e nós ajudamos em qualquer atividade. Nosso próximo plano para a próxima aula ( 26/06 ) é entrar no assunto da fotossíntese.
O projeto está correndo muito bem, com grande apoio de ambos os colégios. As crianças estão empenhadas em aprender e realmente está sendo muito bom para todo o grupo realizar essa atividade. Esperamos no 2º semestre ter atividades mais elaboradas ainda e dar o máximo de conhecimento à essas crianças.
Obs. Segue o link do fotolog do projeto. Pretendemos atualizá-lo todas as semanas.
http://www.fotolog.com/seeudear
Tchau professora. =)
Cadu- Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/04/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
RELATÓRIO SEMESTRAL
* INTRODUÇÃO
O projeto "Uma semente hoje, amanhã uma árvore" visa educar ambientalmente as crianças da 3ª série ( na faixa de idade dos 7-8 anos ) da EE Alfredo Bresser. Com as aulas semanais, pretendemos dar uma maior conscientização sobre diversos assuntos para as crianças, falando desde de animais, cadeia alimentar...
* DESENVOLVIMENTO
Até esse 1º semestre nosso grupo deu somente 3 aulas para a 3ª A e 3ª B da EE Alfredo Besser. Mas já introduzimos assuntos como animais e a cadeia alimentar. As atividades foram desenvolvidas através de aulas dadas por todos os integrantes do grupo e atividades individuais realizadas juntamente com as crianças para a 'fixação' do assunto e o esclarecimento de possíveis dúvidas. Lembrando que não nos aprofundamos muito em cada assunto, tanto pelo tempo limitado, quanto pela idade das crianças. Explicamos o necessário para um simples entendimento da parte delas.
* CONCLUSÃO
Concluimos que estamos indo pelo 'caminho certo', já que explicando diversos assuntos para as crianças visamos que elas tenham uma visão ampla do que é o Meio Ambiente. Confessamos que talvez demoramos um pouco de mais para iniciar às aulas, mas agora que isto já ocorre o projeto tende a evoluir muito mais facilmente, atingindo o objetivo de ao fim do ano, ter dado um pouco mais de conhecimento para essas crianças.
AUTO - AVALIAÇÃO
Arão Nicolas: " Acho que desempenhei um bom papel no projeto até agora, sempre pensando em atividades e aulas futuras e nas própias aulas, tento sempre manter a atenção das crianças e esclarecer dúvidas. Acho que de alguma maneira, tive participação em todo o período do projeto. "
Bruna Martins : " No começo eu podia não estar muito 'empolgada' com a idéia, mas agora, que já estamos realizando as aulas, me sinto mais motivada a sempre desenvolver boas atividades e auxiliar as crianças nas aulas. Acho que tive um bom rendimento ao longo do tempo. "
Carlos Eduardo: " Confesso que sempre sinto um nervosismo antes de entrar nas salas, mas após 2 minutos me sinto bem, disposto a ajudar qualquer criança e tentar ensinar o pouco que sei sobre determinado assunto. Acho que desempenhei um bom trabalho durante esse tempo, e sei que no 2º semestre será ainda melhor. "
Érica Azevedo: " Me sinto muito motivada com esse projeto, sempre pensando em atividades e tentando esclarecer ao máximo qualquer dúvida que pode surgir nas aulas. Gosto muito de crianças, então me sinto bem perto delas, ainda mais podendo transmitir o conhecimento que tenho. Acho que tive uma boa participação no projeto até agora. "
Noelle Glaupe: " No começo eu tinha um pouco de medo das aulas, tanto pela minha timidez tanto por não saber como seria o 'dia-a-dia'. Mas agora, me sinto bem a vontade, me relacionando com as crianças e sempre querendo ajudar alguma que tenha dificuldades. Posso ter tido pouca participação no início, mas estou muito mais presente agora. "
Cadu- Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/04/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Oi turma, agora sim vcs vão ficar empolgados e envolvidos no projeto, o que não mostra no inicio do projeto, pois não estavam colocando a mão na massa , agora sim , a cada aula a empolgação será maior. Confio em vcs . Vi tb o fotoblog.
Cristina
Cristina
Cristina- Convidado
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Na aula do dia 26/06 o grupo se dirigirá a escola E.E Alfredo Bresser e fará uma aula mais discontraída. Onde vamos brincar com mimica, visando uma melhor fixação da cadeira alimentar na mente das crianças.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula do dia 03/07
Na aula do dia 03/07 mesmo sendo considerado parcialmente "férias", o grupo dirigiu-se à escola E.E Alfredo Bresser para sua última atividade com as crianças no primeiro semestre.
Nesse dia acompanharam o grupo o professor de LPL Miguel, e os alunos: Isaac e Amanda.
As crianças se divertiram com a atividade que era sobre "Como o homem pode interferir na cadeia alimentar".
Nesse dia acompanharam o grupo o professor de LPL Miguel, e os alunos: Isaac e Amanda.
As crianças se divertiram com a atividade que era sobre "Como o homem pode interferir na cadeia alimentar".
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula dia 31/07
Na aula do dia 31/07 o grupo ficou em sala de aula pois as aulas na escola E.E Afredo Bresser haviam começado no dia anterior e posteriormente haveriam poucos alunos na sala de aula.
Neste dia, o grupo montou um cronograma de aulas e estabeleceu alguns assuntos que serão tratados com as crianças, como: horta, fotossíntese e poluição.
Neste dia, o grupo montou um cronograma de aulas e estabeleceu alguns assuntos que serão tratados com as crianças, como: horta, fotossíntese e poluição.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula 07/08
Na aula do dia 07/08 o grupo se dirigirá a escola E.E Alfredo Bresser para sua primeira aula do segundo semestre. Nessa aula as crianças irão aprender sobre fotossíntese, onde será falado sobre este fenômeno e sua importância.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Ok turma, como vcs postaram no dia 3/8 domingo, ficaram com +
Cristina
Cristina
Profª Cr- Convidado
Aula dia 07/08 (andamento)
Na aula do dia 07/08 o grupo dirigiu-se até a E.E Alfredo Bresser e fez uma aula de introdução à fotossíntese para as crianças.
Essa aula foi explicativa e na 3ª série A foi feito um pequeno teatro com a colaboração das crianças para melhor explicar este fenômeno.
Essa aula foi explicativa e na 3ª série A foi feito um pequeno teatro com a colaboração das crianças para melhor explicar este fenômeno.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula dia 14/08
Na aula do dia 14/08 o grupo se dirigirá até a E.E Alfredo Bresser e fará uma pequena experência com as crianças para que elas possam melhor entender a fotossíntese.
Nesta aula será feita uma experiência com mudas para que as crianças possam observar a "transpiração" das plantas, que faz parte da fotossíntese.
Nesta aula será feita uma experiência com mudas para que as crianças possam observar a "transpiração" das plantas, que faz parte da fotossíntese.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Ok turminha, vcs estão de parabéns , continuem assim.Não deixe de registrar essas aulas ( fotoou filme ). Thau ...
Profª Cristina
Profª Cristina
Cristina- Convidado
Aula dia 14/08 (andamento)
Na aula do dia 14/08 não foi possivel realizar a experiência, por falta de sol.
Neste dia o grupo trocou sua programação para a realização de uma atividade sobre POLUIÇÃO, já que nesta data [14/08] foi o dia internacional da poluição.
O grupo trabalhou com as crianças cinco tipos de poluição: poluição da água, do solo, sonora, visual e do ar.
As crianças disseram qual elas conheciam, e foi explicado os outros tipos que eram desconhecidos para as crianças.
Eles fizeram uma atividade, com o título: "Desenhe um tipo de poluição"
Neste dia o grupo trocou sua programação para a realização de uma atividade sobre POLUIÇÃO, já que nesta data [14/08] foi o dia internacional da poluição.
O grupo trabalhou com as crianças cinco tipos de poluição: poluição da água, do solo, sonora, visual e do ar.
As crianças disseram qual elas conheciam, e foi explicado os outros tipos que eram desconhecidos para as crianças.
Eles fizeram uma atividade, com o título: "Desenhe um tipo de poluição"
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula dia 21/08
Na aula do dia 21/08 caso haja sol, faremos a experiência com as crianças, pois, elas estão muito animadas para a realização desta atividade.
Caso não haja sol, continuaremos falando sobre poluição e faremos atividades relacionadas ao assunto. Vale lembrar professora, que poluição é um dos assuntos que nós iriamos tratar com as crianças mais para o fim do ano, porém com essa falta de sol, adiantamos a atividade.
Caso não haja sol, continuaremos falando sobre poluição e faremos atividades relacionadas ao assunto. Vale lembrar professora, que poluição é um dos assuntos que nós iriamos tratar com as crianças mais para o fim do ano, porém com essa falta de sol, adiantamos a atividade.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Esclarecimentos
Profª Cristina
Como já foi avisado à senhora, nós iremos fazer uma experiência sobre fotossíntese com as crianças. Para esta atividade, nós iriamos precisar de mudas e estas foram conseguidas pelo grupo. Como não houve a possibilidade de fazer a experiência ainda, nós colocamos as mudas em um lugar perto da horta e estamos regando-as todos os dias para que estas não sejam perdidas.
São 10 mudas ao todo, e estas estão perto de uma árvore.
Esperamos não que haja problema, já que elas não estão atrapalhando a horta.
Obrigada
Como já foi avisado à senhora, nós iremos fazer uma experiência sobre fotossíntese com as crianças. Para esta atividade, nós iriamos precisar de mudas e estas foram conseguidas pelo grupo. Como não houve a possibilidade de fazer a experiência ainda, nós colocamos as mudas em um lugar perto da horta e estamos regando-as todos os dias para que estas não sejam perdidas.
São 10 mudas ao todo, e estas estão perto de uma árvore.
Esperamos não que haja problema, já que elas não estão atrapalhando a horta.
Obrigada
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Oi turminha vcs estão de parabéns, mais uma vez mostram que tem jogo de cintura, uma carta escondida,acho que entenderam, continuem assim.Em relação as plantinhas eram isso mesmo que deveriam fazer, só espero que não tenham colocados próximo a compostagem que tem varia plantinhas que não é nossa e sim do curso do Meio Ambiente. Thau......
Cristina
Cristina
Cristina- Convidado
Aula 21/08 (andamento)
No dia 21/08 não nos foi possível dar aula para as crianças devido a assuntos que precisavam ser esclarecidos com a coordenadora da escola (E.E Alfredo Bresser).
→ Esclarecer o horário das aulas pois o horário das crianças havia sido mudado e no horário das nossas aulas, elas iriam ter aula de artes e de educação física.
Resposta da Coordenadora: Ela nos disse que o horário era nosso, pois o projeto já estava desde o começo do ano e portanto o horário das salas (3ªA e 3ªB) seriam mudados para que não afetassem o projeto.
→ Esclarecer sobre o envolvimento do grupo (P.I.A) e a empresa (INMED), em relação à horta da escola.
Resposta da Coordenadora: Ela nos disse que haveria uma oficina com o pessoal da empresa em que eles iriam mostrar como se fazer uma horta e como cuidar dela. Ela convidou o grupo para participar e nós aceitamos o convite, pois, precisavamos ter outro contato com o pessoal da empresa e conversar com seus representantes. A oficina seria realizada no sábado dia 23/08 e o grupo se propôs a comparecer no dia.
→ Esclarecer o horário das aulas pois o horário das crianças havia sido mudado e no horário das nossas aulas, elas iriam ter aula de artes e de educação física.
Resposta da Coordenadora: Ela nos disse que o horário era nosso, pois o projeto já estava desde o começo do ano e portanto o horário das salas (3ªA e 3ªB) seriam mudados para que não afetassem o projeto.
→ Esclarecer sobre o envolvimento do grupo (P.I.A) e a empresa (INMED), em relação à horta da escola.
Resposta da Coordenadora: Ela nos disse que haveria uma oficina com o pessoal da empresa em que eles iriam mostrar como se fazer uma horta e como cuidar dela. Ela convidou o grupo para participar e nós aceitamos o convite, pois, precisavamos ter outro contato com o pessoal da empresa e conversar com seus representantes. A oficina seria realizada no sábado dia 23/08 e o grupo se propôs a comparecer no dia.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Sábado, 23/08 oficina
[Oficina realizada pela empresa (ong) INMED para os professores da escola Alfredo Bresser e para o grupo de P.I.A (convite)]
No sábado o grupo dirigiu-se à escola E.E Alfredo Bresser para participar de uma oficina que seria realizada pela empresa INMED. A oficina começou às 8:00 horas da manhã com uma palestra de uma horteira onde ela explicou como se é feita uma horta, quais devem ser os cuidados com ela, o que deve ser feito para evitar pragas, etc. Foi distribuído um folheto, onde nos explicava passo a passo a formação de uma horta e seu desenvolvimento. Ás 11:00 horas a horteira nos levou ao local onde seria feita a horta, para uma aula prática.
Ela nos mostrou quais os procedimentos, o que estava certo, o que estava errado, etc. A oficina terminou às 15:30 da tarde com uma sessão onde as dúvidas foram esclarecidas.
O grupo conversou com o pessoal da empresa e eles nos disseram que nós fariamos o acompanhamento da horta com as crianças, explicando para elas o processo de formação da horta e seu desenvolvimento. Eles também nos aconselharam a montar um canteiro pequeno (atividade que o grupo já iria realizar), para que as crianças pudessem ter um maior contato com a fase inicial da horta.
O grupo pegou o E-mail de uma das representantes da empresa para estabelecer um contato mais direto com eles.
No sábado o grupo dirigiu-se à escola E.E Alfredo Bresser para participar de uma oficina que seria realizada pela empresa INMED. A oficina começou às 8:00 horas da manhã com uma palestra de uma horteira onde ela explicou como se é feita uma horta, quais devem ser os cuidados com ela, o que deve ser feito para evitar pragas, etc. Foi distribuído um folheto, onde nos explicava passo a passo a formação de uma horta e seu desenvolvimento. Ás 11:00 horas a horteira nos levou ao local onde seria feita a horta, para uma aula prática.
Ela nos mostrou quais os procedimentos, o que estava certo, o que estava errado, etc. A oficina terminou às 15:30 da tarde com uma sessão onde as dúvidas foram esclarecidas.
O grupo conversou com o pessoal da empresa e eles nos disseram que nós fariamos o acompanhamento da horta com as crianças, explicando para elas o processo de formação da horta e seu desenvolvimento. Eles também nos aconselharam a montar um canteiro pequeno (atividade que o grupo já iria realizar), para que as crianças pudessem ter um maior contato com a fase inicial da horta.
O grupo pegou o E-mail de uma das representantes da empresa para estabelecer um contato mais direto com eles.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula dia 28/08
Na aula do dia 28/08 o grupo se dirigirá até a E.E Alfredo Bresser para mais uma aula com as crianças. Caso esteja sol, a experiência será realizada. Caso o contrário o grupo irá começar a falar sobre a horta e a montar um pequeno canteiro com as crianças. O grupo também fará uma visita até a horta da escola deles, para que eles possam visualizar o desenvolvimento da horta.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Oi turminha vcs estão de parabéns,até ir a uma oficina no sabado foram isso é muito bacana, mostra que estão levando a sério o projeto, mas tudo só traz mais conhecimento a vcs,Mais uma vez meus parabéns a tododos. Thau
Profª Cr- Convidado
Aula dia 28/08 (andamento)
Na aula do dia 28/08 o grupo dirigiu-se até a E.E Alfredo Bresser para mais uma aula com as crianças. Neste dia, o grupo levou as crianças para conhecer a horta que foi feita na escola delas e explicou como o ocorreu o processo de formação da horta. Também foi explicado para elas, que elas farão um trabalho semelhante, porém, em um canteiro bem menor.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula dia 04/09
Na aula do dia 04/09 o grupo se dirigirá à E.E Alfredo Bresser para mais uma aula com as crianças. Nessa aula o grupo preparará juntamente com as crianças, um pequeno canteiro onde elas irão trabalhar como se fosse uma horta. Pedimos à professora Cristiana que nos acompanhe neste dia, para fazer o acompanhamento do projeto juntamente com o grupo.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Projeto
Ok turminha, umica coisa o grupo que foi a exposição não deu o seu comentario, peça as eles para postarem. Thau
Cristina- Convidado
Aula 04/09 (andamento)
Na aula do dia 04/09 o grupo dirigiu-se juntamente com a professora Cristina, para mais uma aula com as crianças. Neste dia o grupo trabalhou apenas com a 3ªA pois, o tempo era curto em relação à atividade. O grupo separou a sala em 3 grupos e montou 3 sementeiras, onde cada criança plantou uma parte de acordo com a explicação dos professores (grupo).
A professora Cristina teve a oportunidade de conhecer o trabalho do grupo e sua relação com as crianças.
Obrigada por ter ido conosco professora, e participado da aula.
A professora Cristina teve a oportunidade de conhecer o trabalho do grupo e sua relação com as crianças.
Obrigada por ter ido conosco professora, e participado da aula.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula dia 11/09
Na aula do dia 11/09 o grupo se dirigirá até a escola E.E Alfredo Bresser para trabalhar com os alunos da 3ªB. Nesta aula o grupo desenvolverá uma sementeira (o mesmo trabalho feito com a 3ªA na aula do dia 04/09) e explicará para as crianças como fazê-la.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
(Esclarecimento)
Professora Cristina,
Os integrantes do grupo que compareceram a exposição (palestra), farão um breve resumo para a senhora sobre o que lhes foi apresentado e sobre a opinião deles. Esse resumo será postado na próxima quinta ou sexta quando será feita a postagem sobre o andamento da aula no dia 11/09.
Sem mais,
Erica Azevedo
Os integrantes do grupo que compareceram a exposição (palestra), farão um breve resumo para a senhora sobre o que lhes foi apresentado e sobre a opinião deles. Esse resumo será postado na próxima quinta ou sexta quando será feita a postagem sobre o andamento da aula no dia 11/09.
Sem mais,
Erica Azevedo
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Re: "Uma semente hoje, uma árvore amanhã"
Para mim a palestra relacionada ao lixo foi bem esclarecedora e didática. Estavam ali dados e informação a quais eu não tinha conhecimento, como coisas que podem ser feitas a partir de materiais recicláveis (tema do vídeo apresentado, onde se mostrava desde instrumentos de música até móveis feitos apartir da reciclagem), números sobre o consumo de lixo em São Paulo e no país (mostrando de quanto é o despericío e outros dados), como é o processo de reciclagem de cada tipo de material (vídeos exibidos nas 'latas de lixo') e como é o processo que ocorre num aterro sanitário.
Carlos Eduardo Tobias
Carlos Eduardo Tobias
Cadu- Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/04/2008
Aula dia 11/09 (andamento)
Na aula do dia 14/09 o grupo dirigiu-se até a E.E Alfredo Bresser para a realização de mais uma aula com as crianças. Neste dia, trabalhamos somente com a 3ªB por conta do tempo que levaríamos para fazer a sementeira. Nesta aula, foi desenvolvida uma sementeira com os alunos, o mesmo trabalho que já havia sido realizado com a 3ªA.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula dia 18/09
Na aula do dia 18/09, o grupo dirigirá-se à E.E Alfredo Bresser para mais uma aula com as crianças. Neste dia levaremos a sementeira para que as crianças façam o acompanhamento do trabalho desenvolvido. Mostraremos à elas os resultados obtidos e alguns dos problemas enfretados durante o desenvolvimento da semente.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Palestra: opiniões
Bruna: A visita que fizemos até o programa Lixo útil, no shopping Eldorado, foi bem interessante. Lá foi apresentado uma nova idéia para lixo. Afinal, vemos o lixo como algo que não presta mais, mas não é bem assim. Vimos materiais feitos com coisas que pessoas levaram ao lixo, tornando real a idéia de que lixo é retornável. É preciso ter a consciência de que cada pessoa é responsável pelo lixo que produz, mesmo depois de ter sido levado para um aterro sanitário ou um lixão. E, por mais que reciclemos, devemos diminuir a quantidade de lixo produzido diariamente, pois a reciclagem é sim um bom método, mas isso não faz com que os produtos sejam transformados novamente nos mesmos produtos e sim em outros. Então uma boa alternativa, é converter o lixo visto como um problema, em uma espécie de renda, através da reciclagem.
Erica, Noelle e Arão: A visita ao programa Lixo Útil nos proporcionou uma nova visão de "lixo". Nos foi apresentadas novas perspectivas do que fazer com o lixo e soluções acessíveis a sociedade em geral. Reciclagem é um dos meios mais importantes para a redução de lixo atualmente, porém a sociedade precisa ter consciência de que é responsável por tudo aquilo que produz e essa é uma das idéias apresentadas pelo programa.
Erica, Noelle e Arão: A visita ao programa Lixo Útil nos proporcionou uma nova visão de "lixo". Nos foi apresentadas novas perspectivas do que fazer com o lixo e soluções acessíveis a sociedade em geral. Reciclagem é um dos meios mais importantes para a redução de lixo atualmente, porém a sociedade precisa ter consciência de que é responsável por tudo aquilo que produz e essa é uma das idéias apresentadas pelo programa.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula 25/09 (andamento)
Na aula do dia 25/09 o grupo dirigiu-se até a E.E Alfredo Bresser para mais uma aula com as crianças. Nesta aula, o grupo transferiu juntamente com as crianças as mudas que estavam na sementeira para um vaso onde elas irão se desenvolver. O grupo trabalhou apenas com uma sala (3ªA) pois esta, é uma atividade que leva tempo.
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Aula dia 02/10
Na aula do dia 02/10 o grupo se dirigirá até a escola Alfredo Bresser para mais uma aula com as crianças. Neste dia, trabalharemos apenas com a 3ªB por ser uma atividade que leva tempo. Iremos transferir as mudas que estão na sementeira para um vaso para elas possam se desenvolver.
sem mais
Erica
sem mais
Erica
Erica- Mensagens : 55
Data de inscrição : 18/05/2008
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Reta final do projeto "Para onde vai o lixo da feira?"
» "Notebooks nas salas de aula"
» "Os Notebooks nas salas de aula"
» "Os Notebooks nas salas de aula"
» "Notebooks nas salas de aula"
» "Os Notebooks nas salas de aula"
» "Os Notebooks nas salas de aula"
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos